quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

História Trágica com um final feliz


"História Trágica com um Final Feliz", um filme de animação de 7 minutos, foi realizado por Regina Pessos. Esta obra foi resultado da cooperação internacional entre a Ciclope Filmes (Portugal), a Folimage (França) e o Office national du Film (Canadá) e ganhou vários prémios nacionais e internacionais.

Utilizando uma técnica de animação, como se olhássemos para desenhos a carvão, Regina consegue contar-nos uma boa história, usando as metáforas típicas de fábulas para retratar personagens que todos nós conhecemos.
m
"Vivi no campo, numa aldeia perto de Coimbra até aos 17 anos. O meu universo era rural. Não tínhamos televisão, o que na altura era uma grande maçada, mas hoje, reflectindo bem, acho que me salvou. Nos tempos livres pensávamos, líamos e ouvíamos os mais velhos contarem histórias. E desenhávamos também."
m
"As histórias que gosto contar são sempre simples, acerca de pessoas que conheci. Umas ainda vivem, outras já morreram. Tiveram vidas anónimas ou ignoradas, passaram despercebidas por este mundo e rapidamente foram esquecidas. Interessam-me os mistérios, os pequenos dramas e a poesia que se escondem nas suas vidas aparentemente banais. São elas os meus heróis e as minhas referências."
m
E tu?
Consegues contar a história a partir destas imagens?




m
Este filme encontra-se disponível na Biblioteca da EB 2,3 nº1, encontras lá também o livro do qual foram tiradas as imagens aqui apresentadas.

Sem comentários: