sexta-feira, 28 de maio de 2010

Postais

Na tertúlia de terça-feira o senhor Borba apresentou um interessante conjunto de postais de Lagos relativos aos finais da Monarquia e início da República.
Ficam aqui alguns exemplares:


Fortaleza. Visita de D.Carlos a 12.08.1903


Antigas muralhas


Arco da Ribeira. Arco de S.Gonçalo


Mercado da Avenida. Jardim dos Amuados


Carnaval 1939. Papillon Grémio

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tertúlia na BE


Na passada Terça-feira houve tertúlia na BE.
O tema, "Implantação da República em Portugal", foi desenvolvido pelo senhor José Paula Borba, importante figura lacobrigense, conhecido pelo seu saber e pela colecção de documentos relativos à cidade de Lagos e sua história, o senhor Carlos Mesquita, ex-jornalista lacobrigense e a doutora Tânia Fernandes, técnica de História, da Câmara Municipal de Lagos.
O senhor Carlos Mesquita apresentou um filme da sua autoria com imagens do início da 1ª República e o senhor Borba falou de Lagos na época.
Esta iniciativa foi da responsabilidade da Biblioteca Municipal/Câmara Municipal de Lagos e assistiram e participaram os alunos da turma 9ºD e a professora de História Conceição Rio.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Na Biblioteca...

Não damos notícias há já algum tempo porque as actividades têm sido muitas.
Fica aqui o registo do que tem acontecido na Biblioteca nestas últimas semanas...

Semana da Matemática





Nesta semana está a decorrer a Semana da Matemática, organizada pelos professores de Matemática do 2ºciclo.
Estão expostos trabalhos dos alunos e estes têm oportunidade de jogar alguns jogos.

Festa Quinhentista




Entretanto, no dia 14 de Maio, tivemos a visita de vários "habitantes" do mundo quinhentista. Toda a escola se vestiu a rigor para a Festa Quinhentista.

Semana das Ciências



Os professores de Ciências da Natureza montaram, na Biblioteca, uma exposição com trabalhos dos alunos sobre a biodiversidade.
A exposição decorreu de 10 a 14 de Maio.


Esteve presente uma bióloga do Zoo de Lagos para fazer uma apresentação sobre o tema da biodiversidade e falar sobre algumas espécies ameaçadas.



Todos tiveram oportunidade de medir a tensão e calcular o seu índice de massa corporal.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Exposição Centenário e 25 de Abril



A exposição sobre o Centenário da República e o 25 de Abril organizada pelo grupo de História e Geografia de Portugal prolongou-se por mais uma semana para que as turmas do 1ºciclo da EB1 nº3 a pudessem visitar.
As visitas guiadas foram dinamizadas pela professora Ana Ribeiro que contou com a ajuda das alunas Inês (6ºF) e Mariana (6ºA), na imagem acima a explicar o 25 de Abril aos colegas mais novos.