quarta-feira, 6 de maio de 2009

1º lugar Concurso Leitor/Escritor

O texto da Alexandra Correia, do 6ºJ ganhou o 1º lugar do Concurso Leitor/Escritor.
A Alexandra baseou-se n'O Afinador de Palavras (escritor Rui Grácio) e, segundo ela, teve de ir várias vezes ao dicionário para perceber o livro e conseguir escrever o seguinte texto:
m
O Afinador de Palavras
É difícil de interpretar
Tive muito que o ler
Para o poder trabalhar
m
Decidi por fim
Página a página o estudar
E depois de algum trabalho
Em quadra o apresentar
Pág. 3
Pensando Alfredo na palavra,
E na força que pode ter,
Não vai deixá-la sozinha,
Outras mais vai escrever
Pág. 4
Mas mesmo assim,
Muito se pode ainda fazer
Podem palavras destacar
Ou um silêncio piador escrever
m
Na branca folha virtual
Escrevem-se as palavras,
Adicionam-se os espaços
Criam-se cores e sombras
Pág. 6
Desenhando a escrita
Vai o texto continuando
"Infância bela e mágica
Que permite escrever sonhando"
Pág. 8
Foram palavras espontâneas
No coração sentidas
Que nunca foram pensadas
E muito menos repetidas
Pág. 10
Voltando ao desenho
E o fio condutor apanhado
Para as palavras se orientarem
No sentido pensado
Pág. 12
Depois a realidade é outra
Daquilo que nos fizeram crer,
Não há fada dos dentes
E pai Natal deixa de haver
Pág. 14
E agora fazendo um balanço
Em jeito de conclusão
Usam-se palavras de belo efeito
Cruel, malícia e ostentação
Pág. 16
E quando o dicionário se abre
E a letra "H" se procura
Encontra-se hipocrisia
Falsa devoção, impostura
m
O sentido das palavras
Aplicado correctamente
Pode dependente do contexto
Ter um sentido diferente
Pág. 18
Mas quando ao sentimento
E na família se pensa
Cuidados, abraços, brincadeiras
Todo o carinho se dispensa
m
E pensando em tudo isto
A escrita recomeçou
Agora com mais prudência,
Reflectindo, no que pensou.
Pág. 20
"Os que realmente nos amam"
Deve ser enfatizado
Não, não é usar fato e gravata
É sim, ficar destacado.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

25 de Abril

Afinal, o que foi o 25 de Abril? O que aconteceu de tão importante nessa data?

Eu vou explicar:

...e a explicação podes vê-la neste site da Web Educom, em textos feitos por alunos do 9ºano. Tens também imagens e vídeos, basta clicares aqui.

Entrega de prémios do Concurso leitor/Escritor

Foi na passada Quarta-feira, no ginásio da antiga Escola Gil Eanes, com a presença do escritor Rui Grácio (este ano o escritor a quem este concurso foi dedicado), que se deu a entrega dos prémios do Concurso Leitor/Escritor.

Estes foram os nossos alunos premiados:

Categoria Texto:
1ª classificada: Alexandra 6ºJ (Prof. Cláudia Veiga)/3ª classificada: Myriam 5ºL (Prof. Sandrina Mendes)

Categoria Ilustração:
1ª classificada: Jessica 5ºB (Prof. Joaquim Azevedo e João Marques)

2ª classificada: Bárbara 6ºL (Prof. Zaida Pereira e Jorge Costa)

3º classificado: Angelino 5ºB (Prof. Joaquim Azevedo e João Marques)

Concurso Shopia de Mello Breyner



E esta semana foi uma semana em grande para a entrega de prémios.
Começamos com o Concurso Sophia de Mello Breyner, um concurso anual dinamizado pelas Câmaras e Bibliotecas Municipais de Lagos e Loulé que premeia trabalhos de texto e ilustração sobre a obra da escritora.
A entrega dos prémios foi no passado Domingo, dia 6, na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, Lagos.
A "nossa" Marta Fontoura, do 8ºE, ganhou uma menção honrosa com a sua ilustração.
A Marta esteve presente com os seus pais e esteve também presente a sua professora de Educação Visual, Regina Barão.
m
Na última imagem podemos ver todos os premiados.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro


Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Este dia é celebrado a 23 de Abril em 100 países e foi instituído pela Conferência Geral da UNESCO para homenagear os grandes autores da literatura mundial que nasceram ou norreram neste dia, como é o caso de Cervantes, Shakespeare, Vladimir Nabokov ou Inca Garcilaso de La Vega.

Esta celebração pretende também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, a descobrir o prazer da leitura!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra


E hoje foi o Dia da Terra.
E já agora, querem ver como a Terra respira?
(um vídeo da Greenpeace)



No início deste 3º período a Biblioteca mudou a mobília de sítio e apareceu de cara nova.
Os comentários têm sido positivos, "está muito mais fixe assim...".
O blog mudou também e estamos a pedir imagens para colocar no cabeçalho. Assim, se gostas de desenhar ou tirar fotografias e se tiveres alguma imagem que aches que se adeque, envia-nos para o nosso mail.
Ficamos à espera!

sexta-feira, 27 de março de 2009

Dia do Livro Português


No dia 26 de Março assinalou-se o Dia do Livro Português.
m
Já passou, mas ainda vamos a tempo de, à laia de celebração, destacar um artigo do último Jornal de Letras que recebemos e que contém um poema inédito de um grande nome da nossa literatura - David Mourão -Ferreira.
m
O artigo explica-nos que o poema foi:
"Escrito em Junho de 1945, a partir de um caso real (...) centrado numa situação de enorme violência física e psicológica, narrando-se o interrogatório e a tortura de um preso político e a sua resposta de auto-mutilação"
m
Posição
m
Já não me interessa
A forma das núvens
Nem o abrir das rosas
O que me interessa
É que os poetas que gostam das núvens
E das rosas,
Saibam,
Cheguem a saber,
Que há regiões pantanosas
Onde ninguém vê as núvens
Nem sabe que existem rosas!
m
Para conhecer mais um pouco deste autor a nossa Biblioteca (na EB 2,3) dispõe das seguintes obras: "O Viúvo" (Literatura Infanto-Juvenil); "Portugal a Terra e os Homens" (antologia de textos de escritores do séc.XX); "Alexandre Herculano e a valorização do Património Cultural Português".

quinta-feira, 26 de março de 2009

As pequenas histórias de fim da tarde


E o grupo das Pequenas Histórias ao Fim da Tarde também falou sobre um livro que falava sobre árvores.
Que árvores conhecem? - perguntopu a professora Ana. E eles conheciam muitas...

Vamos juntos festejar. respeitando a Natureza e uma árvore plantar!

O dia já passou mas queríamos chamar a atenção para o painel das Ciências, na Biblioteca, onde podes perceber o porquê da criação de um dia dedicado à árvore e ler um poema, também ele elogiando a árvore e realçando a sua importância na nossa vida.

segunda-feira, 23 de março de 2009

O que rima com Poesia?

Fica aqui o depoimento do Isac.





Olá eu chamo-me Isac. Provavelmente já me conhecem.
É o Rafael que está ao meu lado. Como sabem pertencemos ao grupo da biblioteca "Pequenas Histórias ao Fim da Tarde".
Desta vez estivemos a colaborar na construção de um grande cartaz com várias palavras acabadas em ia que rimam com poesia.
Depois colocámos pequenos cartazes nos blocos a anunciar a chegada da Primavera e o Dia da poesia.
Venham à biblioteca ver o cartaz sobre este tema.

É fixe e vocês vão gostar!

Isac - 5ºH
Rafael - 6ºH

E porque a Primavera já chegou...

...é preciso celebrar.
E porque o dia 21 de Março foi também o Dia da Poesia e o Dia da Árvore, na Biblioteca nasceu a árvore da poesia.

The Very Hungry Caterpillar


Repararam nas letras do Google no passado dia 20?
Pois é, a 20 de Março celebrou-se o "The Very Hungry Caterpillar Day" (escolas, bibliotecas, livrarias e leitores irão celebrá-lo com uma série de eventos que se estenderão ao longo do ano, em vários lugares do mundo).


O "The Very Hungry Caterpillar" é um livro ilustrado por Eric Carle, que nos fala de uma lagarta, a lagarta mais famosa do mundo que fez 40 anos no passado dia 20.
Este livro está agora disponível nas escolas do 1ºciclo para ajudar os meninos a aprender inglês (com a ajuda da famosa lagarta!).



Podes ver aqui um SlideShow com as ilustrações de Eric Carle, comentado por ele.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Um poema para o Dia da Poesia

Faltam dois dias para o primeiro dia da Primavera, o Dia da Poesia. E para antecipar e celebrar a data aqui fica um poema feito pelos alunos da professora Natália, da EB1 nº1:
m
Eu tenho um ursinho
Tu podes beber vinho
Eu vi o meu vizinho
Na casa do meu priminho.

Eu vi um macaco mariola
A tocar viola
Estava à porta do avião
Onde havia uma reunião.

Eu vi o chapéu
Do meu amigo Léo
Estava no chão
Ao pé de um cão.

Eu vi uns discos
Cheios de riscos
Ao pé dos bichos
Onde estava o lixo.
m
Eu ontem caí no buraco
Estava lá um macaco
Ele era castanho
Porque tomou banho.

Eu caí num buraco
Estava lá um macaco
Tinha óculos amarelos
Tal como os chinelos.

Eu vi um cão
À janela de um avião
Que estava a cantar
O João Balão.



Poemas elaborados por:
João Gabriel; Gonçalo Lopes; Alexandre Oliveira e Pedro Vilaça

Turma nº 10 do 4º ano, Profª Natália Silva


terça-feira, 17 de março de 2009

Passatempos da DGLB

A DGLB (Direcção-Geral dos Livro e das Bibliotecas) propõe-se comemorar o

Dia do Livro Infantil (2 de Abril) e

Dia Mundial do Livro (23 de Abril),

lançando dois passatempos:

"Um Livro Numa Frase" - para os alunos do 1º e 2º ciclos, durante o mês de Abril os alunos deverão ler um livro e escrever uma frase que promova esse livro junto dos colegas.

"Um Livro Numa Foto" - a DGLB propõe que os alunos do 3º ciclo e secundário retratem uma situação de leitura através de uma fotografia.

No âmbito do Dia Mundial da Poesia (21 de Março), a Direcção‐Geral do Livro e das Bibliotecas convida ainda os alunos do 3º ciclo e secundário a participar num torneio poético de evocação de António Botto, por ocasião da passagem de cinquenta anos sobre a morte do poeta, e de Jorge de Sena no nonagésimo aniversário do seu nascimento.


Para mais informações, consultar o sítio da DGLB

segunda-feira, 16 de março de 2009


O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se a 2 de Abril e é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People).
A mensagem e ilustração do Dia Internacional do Livro Infantil deste ano é da autoria de Hani D. El-Masri, ilustrador nascido no Cairo/Egipto, que trabalhou nos Estados Unidos, para a Walt Disney, entre outros.
(Na nossa Biblioteca temos o filme de animação "O Príncipe do Egipto", no qual ele trabalhou.)
m
m
Mensagem:
Eu sou o mundo, e o mundo sou eu,
porque através do meu livro
posso ser quem quiser.
Palavras e imagens, versos e prosa,
levam-me a lugares vizinhos e distantes.
m
Na terra dos Sultões e do ouro,
mil histórias se revelam,
tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
Génios, Ghouls e Simbad,
contam os seus segredos a Sherazade.
m
A cada palavra em cada página,
viajo no tempo e no espaço.
E nas asas da fantasia
o meu espírito atravessa terra e mar.
m
Quanto mais leio, mais compreendo
que, com o meu livro,
estarei sempre
na melhor das companhias.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Pequenas Histórias ao Fim da Tarde


O livro que vos vou apresentar chama-se Novas Histórias Que Ajudam a Crescer e é do autores Dr. Eduard Estivill e Montnse Domènch.
Ontem, dia 12 de Março de 2009, pelas 15.00 fui, quer dizer, fomos porque nós éramos três, à Biblioteca.
m
Encontrámos a professora Ana e começámos o nosso clube. Ele chama-se: Pequenas Histórias ao Fim da Tarde.
m
Divertimo-nos e lemos um conto chamado: O Pequeno Einstein.
Falámos sobre muitos assuntos entre os quais a discriminação, a violência na escola, os desportos que gostamos de praticat, o relacionamento entre os alunos, etc.
m
Acabámos a sessão vendo o filme: A Vida é Bela.
m
Apareçam por cá!
Quintas-feiras às 15.00.
na EB 2,3 nº1
m
Boas Leituras!
m
Isac Leandro nº13, 5ºH

quarta-feira, 11 de março de 2009

A Semana da leitura da Itinerância...


Avós contaram histórias no domicílio do Pincho
Encontro promovido pelas Educadoras de Infância: Lina Costa e Dora Correia que decorreu no Centro Social de Almádena no dia 4 de Março, com a apresentação do Livro “Era uma vez…uma alimentação saudável” de recolhas de ementas e de histórias, junto das famílias e parceiros de Projectos

A decoração da sala teve a participação das crianças

História “O Polvo e os seus Amigos”
Criada, montada e contada pelo grupo de crianças da Educadora Dora Correia

Poesia “A alimentação Saudável” pela Mãe da Matilde e história “O Peixinho” pelo Pai da Sofia
História “Pinto Pintão” pela Mãe e Bisavó da Ariana e história “Hansel e Gretel” pela Mãe do Pedro. As ilustrações foram da Mãe da Daniela

História “A Galinha e os Pintainhos” pela Mãe da Catarina e história “A Galinha Ruiva” pela Mãe do João

Participação da avó do Henrique com duas histórias e participação da Vice-Presidente do Conselho Executivo com um poema e uma história

As canções sobre a alimentação apresentadas pelas crianças e famílias e pelo Lar de Idosos José Fialho
Peça de Teatro “A Laranjinha” pelos utentes do Lar José Fialho

Jogo “A roda dos Alimentos” orientado pelo Professor de Educação Física Paulo Sérgio e com a participação de todos os intervenientes neste Encontro
Participação da Presidente do Conselho Executivo com a entrega de Diplomas de participação na Semana da Leitura às Educadoras de Infância

Entrega de Livros “Era uma Vez… uma Alimentação Saudável” aos convidados: Lar da Misericórdia de Lagos e Escola Básica de Almádena

Lanche – Convívio

No dia 5 de Março, assistimos ao Teatro “Chapéus há muitos”, na Biblioteca Municipal de Lagos, integrado no Encontro Alcutur
Conversamos com os “palhaços” que nos deixaram tocar nos seus narizes
Crianças, Mães, Avós, Bisavós e Educadoras exploraram livros na sala de leitura da Biblioteca