quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Astérix faz 50 anos


Este ano o Astérix e o Obélix apagam 50 velas!
Nasceram a 29 de Outubro de 1959 e os pais são os franceses Albert Uderzo e René Goscinny. Goscinny já faleceu e é Uderzo que agora escreve e desenha as aventuras destes dois heróis. Há já 33 volumes da colecção Astérix e Obélix.
Vê aqui o site oficial:

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Este ano sob o tema "Bibliotecas Escolares: Um Panorama".

Durante a semana teremos a presença da escritora Fátima Éffe , trazida pela Biblioteca Municipal no âmbito do Concurso Leitor/Escritor (na nossa biblioteca na próxima Sexta-feira à tarde).

Estão a ser feitas entrevistas a professores, alunos e funcionários das várias escolas do agrupamento para apurar o que é, para eles, a biblioteca escolar e o que vão lá fazer.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Voluntários na Biblioteca

Os alunos inscritos nas actividades de voluntariado e clubes da biblioteca serão entrevistados na próxima semana.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Clube de Banda Desenhada

Recomeçou o Clube de Banda Desenhada dinamizado pelo Tomás Barão do 9ºC.
Às Quartas treina-se o desenho e às Quintas cria-se BD e projectos de animação no computador.
Aparece!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação


Hoje, no Dia Mundial da Alimentação, a professora Ana Ribeiro explicou às turmas que foram à biblioteca várias questões ligadas a este tema, nomeadamente a questão da fome.
Foi dado destaque ao papel de organizações que combatem a fome, como o Banco Alimentar Contra a Fome e a FAO-Food and Agriculture Organization of the United Nations.
Prevê-se que em 2050 haverá três vezes mais bocas para alimentar e que a agricultura deverá crescer 70% de modo a que a fome seja eficazmente combatida.
O tema escolhido para o Dia Mundial da Alimentação deste ano é ALCANÇAR A SEGURANÇA ALIMENTAR EM ÉPOCA DE CRISE. Para saberes mais lê aqui a mensagem do Director-Geral da Fao.
m
Esta actividade foi dinamizada pelas professoras Cláudia Guedes, Lurdes Catarina, Ana Ribeiro e o Grupo de Ciências da Natureza.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A 1ª visita à biblioteca

"Dantes os meninos iam à escola com uma pedra não de atirar mas de escrever. Em linguagem de trazer ao domingo dizia-se ardósia ou lousa. Os lápis de escrever nessa pedra eram também de pedra e de duas qualidades: brandos, pareciam de leite, ou ríspidos que até a gente ficava arrepiada com pele de galinha (...)
Agora os meninos já não sabem o que são ardósias nem cadernos de duas linhas nem canetas com aparo, mesmo lápis acho que já nem usam, nem sequer borrachas. Ah, as borrachas! Havia algumas tão saborosas que, de dentada em dentada, às tantas a gente tinha-a comido toda!
Agora os meninos têm computadores na escola, em vez de fazer cópia de língua traçada, a apurar-se na letra, os meninos escrevem no computador. Já não são gabados por ter letra bonita, que a caligrafia é obra do computador, e também já não se ralam com os erros, faz de conta que foi o computador que os deu." (Teresa Rita Lopes - Jogos versos e redacções)

E foi com esta história que os meninos do 5ºano foram recebidos na sua primeira visita à biblioteca.

Depois de aprenderem como funcionava a biblioteca fizeram uma sopa de letras e leram bocadinhos das histórias dos livros novos que receberam do Plano Nacional de Leitura.

E assim começou o ano de 2009/2010!

A professora Ana Ribeiro foi a dinamizadora desta actividade.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO), celebra-se em todo o mundo no dia 18 de Maio.
Este ano o tema é "Museus e Turismo".

E que tal uma visita ao Museu Municipal de Lagos?
Chama-se Museu Municipal Dr. José Formosinho e fica no centro da cidade, na Rua General Alberto Silveira.
Está aberto todos os dias, excepto Segundas e feriados, das 9.30 às 12.30 e das 14.00 às 17.00.

No museu podemos encontrar peças da etnografia regional, um espaço sobre numismática, diversos elementos relativos à evolução histórica da cidade e uma secção de arte sacra.
Mais informações sobre este espaço aqui.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

1º lugar Concurso Leitor/Escritor

O texto da Alexandra Correia, do 6ºJ ganhou o 1º lugar do Concurso Leitor/Escritor.
A Alexandra baseou-se n'O Afinador de Palavras (escritor Rui Grácio) e, segundo ela, teve de ir várias vezes ao dicionário para perceber o livro e conseguir escrever o seguinte texto:
m
O Afinador de Palavras
É difícil de interpretar
Tive muito que o ler
Para o poder trabalhar
m
Decidi por fim
Página a página o estudar
E depois de algum trabalho
Em quadra o apresentar
Pág. 3
Pensando Alfredo na palavra,
E na força que pode ter,
Não vai deixá-la sozinha,
Outras mais vai escrever
Pág. 4
Mas mesmo assim,
Muito se pode ainda fazer
Podem palavras destacar
Ou um silêncio piador escrever
m
Na branca folha virtual
Escrevem-se as palavras,
Adicionam-se os espaços
Criam-se cores e sombras
Pág. 6
Desenhando a escrita
Vai o texto continuando
"Infância bela e mágica
Que permite escrever sonhando"
Pág. 8
Foram palavras espontâneas
No coração sentidas
Que nunca foram pensadas
E muito menos repetidas
Pág. 10
Voltando ao desenho
E o fio condutor apanhado
Para as palavras se orientarem
No sentido pensado
Pág. 12
Depois a realidade é outra
Daquilo que nos fizeram crer,
Não há fada dos dentes
E pai Natal deixa de haver
Pág. 14
E agora fazendo um balanço
Em jeito de conclusão
Usam-se palavras de belo efeito
Cruel, malícia e ostentação
Pág. 16
E quando o dicionário se abre
E a letra "H" se procura
Encontra-se hipocrisia
Falsa devoção, impostura
m
O sentido das palavras
Aplicado correctamente
Pode dependente do contexto
Ter um sentido diferente
Pág. 18
Mas quando ao sentimento
E na família se pensa
Cuidados, abraços, brincadeiras
Todo o carinho se dispensa
m
E pensando em tudo isto
A escrita recomeçou
Agora com mais prudência,
Reflectindo, no que pensou.
Pág. 20
"Os que realmente nos amam"
Deve ser enfatizado
Não, não é usar fato e gravata
É sim, ficar destacado.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

25 de Abril

Afinal, o que foi o 25 de Abril? O que aconteceu de tão importante nessa data?

Eu vou explicar:

...e a explicação podes vê-la neste site da Web Educom, em textos feitos por alunos do 9ºano. Tens também imagens e vídeos, basta clicares aqui.

Entrega de prémios do Concurso leitor/Escritor

Foi na passada Quarta-feira, no ginásio da antiga Escola Gil Eanes, com a presença do escritor Rui Grácio (este ano o escritor a quem este concurso foi dedicado), que se deu a entrega dos prémios do Concurso Leitor/Escritor.

Estes foram os nossos alunos premiados:

Categoria Texto:
1ª classificada: Alexandra 6ºJ (Prof. Cláudia Veiga)/3ª classificada: Myriam 5ºL (Prof. Sandrina Mendes)

Categoria Ilustração:
1ª classificada: Jessica 5ºB (Prof. Joaquim Azevedo e João Marques)

2ª classificada: Bárbara 6ºL (Prof. Zaida Pereira e Jorge Costa)

3º classificado: Angelino 5ºB (Prof. Joaquim Azevedo e João Marques)

Concurso Shopia de Mello Breyner



E esta semana foi uma semana em grande para a entrega de prémios.
Começamos com o Concurso Sophia de Mello Breyner, um concurso anual dinamizado pelas Câmaras e Bibliotecas Municipais de Lagos e Loulé que premeia trabalhos de texto e ilustração sobre a obra da escritora.
A entrega dos prémios foi no passado Domingo, dia 6, na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, Lagos.
A "nossa" Marta Fontoura, do 8ºE, ganhou uma menção honrosa com a sua ilustração.
A Marta esteve presente com os seus pais e esteve também presente a sua professora de Educação Visual, Regina Barão.
m
Na última imagem podemos ver todos os premiados.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro


Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Este dia é celebrado a 23 de Abril em 100 países e foi instituído pela Conferência Geral da UNESCO para homenagear os grandes autores da literatura mundial que nasceram ou norreram neste dia, como é o caso de Cervantes, Shakespeare, Vladimir Nabokov ou Inca Garcilaso de La Vega.

Esta celebração pretende também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, a descobrir o prazer da leitura!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra


E hoje foi o Dia da Terra.
E já agora, querem ver como a Terra respira?
(um vídeo da Greenpeace)



No início deste 3º período a Biblioteca mudou a mobília de sítio e apareceu de cara nova.
Os comentários têm sido positivos, "está muito mais fixe assim...".
O blog mudou também e estamos a pedir imagens para colocar no cabeçalho. Assim, se gostas de desenhar ou tirar fotografias e se tiveres alguma imagem que aches que se adeque, envia-nos para o nosso mail.
Ficamos à espera!

sexta-feira, 27 de março de 2009

Dia do Livro Português


No dia 26 de Março assinalou-se o Dia do Livro Português.
m
Já passou, mas ainda vamos a tempo de, à laia de celebração, destacar um artigo do último Jornal de Letras que recebemos e que contém um poema inédito de um grande nome da nossa literatura - David Mourão -Ferreira.
m
O artigo explica-nos que o poema foi:
"Escrito em Junho de 1945, a partir de um caso real (...) centrado numa situação de enorme violência física e psicológica, narrando-se o interrogatório e a tortura de um preso político e a sua resposta de auto-mutilação"
m
Posição
m
Já não me interessa
A forma das núvens
Nem o abrir das rosas
O que me interessa
É que os poetas que gostam das núvens
E das rosas,
Saibam,
Cheguem a saber,
Que há regiões pantanosas
Onde ninguém vê as núvens
Nem sabe que existem rosas!
m
Para conhecer mais um pouco deste autor a nossa Biblioteca (na EB 2,3) dispõe das seguintes obras: "O Viúvo" (Literatura Infanto-Juvenil); "Portugal a Terra e os Homens" (antologia de textos de escritores do séc.XX); "Alexandre Herculano e a valorização do Património Cultural Português".

quinta-feira, 26 de março de 2009

As pequenas histórias de fim da tarde


E o grupo das Pequenas Histórias ao Fim da Tarde também falou sobre um livro que falava sobre árvores.
Que árvores conhecem? - perguntopu a professora Ana. E eles conheciam muitas...

Vamos juntos festejar. respeitando a Natureza e uma árvore plantar!

O dia já passou mas queríamos chamar a atenção para o painel das Ciências, na Biblioteca, onde podes perceber o porquê da criação de um dia dedicado à árvore e ler um poema, também ele elogiando a árvore e realçando a sua importância na nossa vida.

segunda-feira, 23 de março de 2009

O que rima com Poesia?

Fica aqui o depoimento do Isac.





Olá eu chamo-me Isac. Provavelmente já me conhecem.
É o Rafael que está ao meu lado. Como sabem pertencemos ao grupo da biblioteca "Pequenas Histórias ao Fim da Tarde".
Desta vez estivemos a colaborar na construção de um grande cartaz com várias palavras acabadas em ia que rimam com poesia.
Depois colocámos pequenos cartazes nos blocos a anunciar a chegada da Primavera e o Dia da poesia.
Venham à biblioteca ver o cartaz sobre este tema.

É fixe e vocês vão gostar!

Isac - 5ºH
Rafael - 6ºH

E porque a Primavera já chegou...

...é preciso celebrar.
E porque o dia 21 de Março foi também o Dia da Poesia e o Dia da Árvore, na Biblioteca nasceu a árvore da poesia.

The Very Hungry Caterpillar


Repararam nas letras do Google no passado dia 20?
Pois é, a 20 de Março celebrou-se o "The Very Hungry Caterpillar Day" (escolas, bibliotecas, livrarias e leitores irão celebrá-lo com uma série de eventos que se estenderão ao longo do ano, em vários lugares do mundo).


O "The Very Hungry Caterpillar" é um livro ilustrado por Eric Carle, que nos fala de uma lagarta, a lagarta mais famosa do mundo que fez 40 anos no passado dia 20.
Este livro está agora disponível nas escolas do 1ºciclo para ajudar os meninos a aprender inglês (com a ajuda da famosa lagarta!).



Podes ver aqui um SlideShow com as ilustrações de Eric Carle, comentado por ele.