segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bem-Vindo Janeiro de 2010

“O céu tem quatro portas: a porta branca onde mora um velho chamado Inverno, a porta verde onde mora uma menina chamada Primavera, a porta amarela onde mora um rapaz chamado Verão e a porta dourada onde mora um homem chamado Outono.”

Faria, Rosa Lobato – As quatro portas do céu, Edições Asa, Porto, 2001, p.7.

Ilustração da Rafaela Freitas e Sara Martins do 8ºC, retirada do Calendário 2010 elaborado pela professora Mara Taquelim.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Leitura de Fim de Semana



"Uma Incrível Família ", de Geronimo Stilton, é da Editorial Presença.


Esta história começa com um telefonema estranho que Geronimo recebe.
E que era?!
Era a tenebrosa Tenebrax a pedir-lhe que
viesse com ela até ao Castelo, porque seu pai não podia.
E a partir daí, Geronimo começa a apanhar valentes sustos e a ter grandes aventuras.

Por Mariana Pargana, 6ºA
Uma Família Incrível, Geronimo Stilton
Editorial Presença

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Bullying pelo Teatro ACTA





Segunda feira, primeiro dia de aulas.
A ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve - esteve na nossa escola, com uma representação sobre o Bullying. Assistiram e participaram as turma 9ºA, 9ºD e 9ºF.
Os alunos representaram o final da cena iniciada pela ACTA, apresentando vários finais possíveis para o desfecho de uma situação de bullying.
m
Mas afinal o que é o Bullying?
O bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão (psicológica ou verbal) de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente. ler mais no Portal da Juventude...
m
Importante reter:
A escola é um dos lugares onde o bullying é praticado com frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão adulta é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Começou a feira do livro.
Esperamos que todos apareçam e...

Entrevista a Roisin Tapley

A Roisin Tapley (da turma 8ºB) foi a nelhor leitora no mês de Novembro, ou seja, foi a aluna que mais requisitou e leu livros da Biblioteca durante o mês passado. Fica aqui uma entrevista com a Roisin:

Biblioteca Escolar - Quando começaste a gostar de ler?

Roisin Tapley - Quando aprendi a ler, por volta dos 6 ou 7 anos. Vivia então na Irlanda. Ainda guardo alguns dos meus primeiros livros que eram livros infantis, tipo "Capuchinho Vermelho", "The Three Bears".

B.E. - Lês com que regularidade?

Roisin - Diariamente, à noite, uma hora e meia por dia. Gosto de ocupar este tempo livre com a leitura.

B.E. - Neste momento, quais são os teus livros favoritos?

Roisin - Gosto de ler romances fantásticos, de aventuras, de mistério.

B.E. - Quais os livros que gostarias de recomendar aos jovens da tua idade e que existem na Biblioteca da escola?

Roisin - Gostei de ler a colecção "Memórias de Idhún", de Laura Gallego García. São seis livros, dos quais li quatro que recomendo porque são interessantes, têm uma boa história que se localiza num mundo distante, com magos, feiticeiros e outros seres fantásticos. Os livros têm uma história que continua de livro a livro. Esta colecção foi-me recomendada por uma amiga que já os tinha requisitado aqui na BE.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Leitura de Fim de Semana


O Menino Que Não Gostava de Ler é um título da Colecção Arca do Tesouro, da editora Editorial Presença, da autora Susana Tamaro.

É a história do Leopoldo que faz oito anos. Como sempre os pais ofereceram-lhe dois livros.
Sempre que o Leopoldo tentava ler, as letras começavam a misturar-se umas nas outras.
Era uma grande confusão! Mas os seus pais não entendiam o seu problema e insistiam tanto que ele um dia fugiu de casa.
Mas ele conhece um grande amigo muito especial, que descobre realmente o que se passa com ele e juntos começam a partilhar muitas aventuras, sonhos e fantasias.


Por Mariana Pargana, 6ºA
O Menino Que Não Gostava de Ler, Susana Tamaro
Colecção "Arca do Tesouro"
Editorial Presença

Os CEF assinalam o Dia Nacional dos Direitos Humanos

Ontem à tarde, para assinalar o Dia Nacional dos Direitos Humanos, a professora Conceição Rio organizou, com a turma CEF Bar, uma sessão na Biblioteca para mostrar os power points feitos pelos alunos da turma sobre vários temas relacionados com ... os direitos humanos:



E, como não podia deixar de ser, houve comes e bebes servidos pelos CEF.

Trabalhos da turma CEF Bar

Para ver as apresentações dos alunos da turma CEF Bar clique nos respectivos nomes:

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Direitos Humanos

Apresentação realizada pela turma 8ºG (professora Regina Barão).

Dia Nacional dos Direitos Humanos





Sabias que hoje, dia 10 de Dezembro, se comemora o Dia Nacional dos Direitos Humanos?
Para chamar a atenção para este dia a turma 8ºG e a professora Regina Barão expuseram estes cartazes.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Leitura de Fim de Semana


O livro recomendado pela Mariana para leitura do fim de semana que se aproxima é o Amor de Perdição.

Amor de Perdição é um dos títulos da colecção "Clássicos da Literatura Portuguesa Contados às Crianças" que tem vários clássicos adaptados para os mais novos.
O autor desta história foi Camilo Castelo Branco, autor do séc.XX muito conhecido.
Esta história também já foi adaptada ao cinema.
Fala de um amor contrariado entre os jovens Simão e Teresa. As famílias dos dois jovens eram rivais e criaram muitos obstáculos ao seu amor.

Teresa é enviada para um convento. Simão mata o seu rival, é preso e enviado para a Índia.
É uma história triste de amor mas eu gostei muito de ler e recomendo a sua leitura.
m
Por Mariana Pargana, 6ºA
Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco
adaptado por Pedro Teixeira Neves e ilustrado por Helena Simas
Colecção "Clássicos da Literatura Portuguesa Contados às Crianças"
Edições Quasi

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Susana Medeiros e 5ºM na Austrália




A Susana Medeiros e os alunos do 5ºM viajaram até à Austrália através dos livros.
A viagem resultou nestes desenhos fantásticos!
O ateliê da Susana foi proporcionado pela Biblioteca Municipal.



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Abraço na Biblioteca


Pela segunda vez consecutiva a Associação Abraço, na pessoa do Sérgio Luís, esteve presente na nossa escola, desta vez para falar com os alunos do 9º ano (assistiram as turma 9ºD e 9ºC).
m
E já que falamos na Abraço divulgamos também uma campanha desenvolvida por esta associação, uma campanha de Recolha de Cabos Eléctricos, que reverterá a favor da reconstrução da Casa Ser Criança, que se destina a acolher crianças afectadas pelo VIH/SIDA, na Madeira, fazendo esta parte integrante do Programa ABC – SER CRIANÇA.

Todos podem ajudar, através do envio ou entrega directa de cabos eléctricos que já não são utilizados e que podem ser reciclados.
Esta campanha será divulgada na escola.
m
Mais informações sobre a campanha aqui.
Visita o site da Abraço.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Os livros de Fátima Éffe gostam de contar histórias


Os livros que gostam de contar histórias deram origem aos livros que insistem em contar histórias e, no futuro, irão surgir os livros que TEIMAM em contar histórias, explica Fátima Éffe aos alunos que a foram conhecer.

A escritora explica aqui as razões que a levaram a escrever cada um dos seus livros. Ora espreita:

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Fátima Éffe

A escritora Fátima Éffe esteve, na passada Sexta-feira, na nossa biblioteca e respondeu a algumas perguntas dos alunos. Ficam aqui algumas imagens.

Agradecemos a presença do 5ºA, 5ºB, 5ºE e 6ºH. Estiveram também presentes alunos do 6ºL e do 6ºA. O Duarte, do 5ºC esteve também presente para entrevistar a escritora.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Astérix faz 50 anos


Este ano o Astérix e o Obélix apagam 50 velas!
Nasceram a 29 de Outubro de 1959 e os pais são os franceses Albert Uderzo e René Goscinny. Goscinny já faleceu e é Uderzo que agora escreve e desenha as aventuras destes dois heróis. Há já 33 volumes da colecção Astérix e Obélix.
Vê aqui o site oficial:

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Este ano sob o tema "Bibliotecas Escolares: Um Panorama".

Durante a semana teremos a presença da escritora Fátima Éffe , trazida pela Biblioteca Municipal no âmbito do Concurso Leitor/Escritor (na nossa biblioteca na próxima Sexta-feira à tarde).

Estão a ser feitas entrevistas a professores, alunos e funcionários das várias escolas do agrupamento para apurar o que é, para eles, a biblioteca escolar e o que vão lá fazer.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Voluntários na Biblioteca

Os alunos inscritos nas actividades de voluntariado e clubes da biblioteca serão entrevistados na próxima semana.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Clube de Banda Desenhada

Recomeçou o Clube de Banda Desenhada dinamizado pelo Tomás Barão do 9ºC.
Às Quartas treina-se o desenho e às Quintas cria-se BD e projectos de animação no computador.
Aparece!