quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Animação

Em dia de Clube da BD fica aqui um exemplo de uma animação divertida para inspirar os alunos que frequentam o clube.


Clica da figura e depois em play,
larga o rato, relaxa e aprecia uma brilhante animação!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Melhor Leitora do Mês de Dezembro

A Paula Custódio (da turma 5ºD) foi a nelhor leitora no mês de Dezembro, fica aqui uma entrevista com a Paula:


Biblioteca Escolar - Lembras-te do primeiro livro que leste?

Paula Custódio - Sim, tinha dez anos, andava na escola primária e o livro chamava-se "A Minhoca do Campo e a Minhoca da Cidade".

B.E. - Continuas a ler regularmente?

Paula - Depois que entrei nesta escola venho muitas vezes à Biblioteca e requisito e leio uma média de um livro por semana, quando não há trabalhos de casa.

B.E. - Qual é o livro que estás a ler neste momento?

Paula - Estou a ler o livro "O Dia Em Que o Mar Desapareceu". É um livro que fala da importância de não poluírmos o mar. Acho que todos os jovens o deviam ler.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mini Biblioteca Essencial da FNAC

Em parceria com a Casa da Leitura a FNAC disponibiliza agora uma "mini biblioteca" com sugestões de títulos de livros para pré-leitores, leitores iniciais, medianos e autónomos.

Consulta aqui.

E, já agora, visita também a Casa da Leitura.

Inverno na Biblioteca

No painel da Biblioteca, e enquanto chove lá fora, podes construir (e desconstruir) provérbios sobre...o Inverno.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Faça Lá um Poema...

Faça Lá um Poema... é um concurso lançado pelo Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém no âmbito do Dia da Poesia, celebrado a 21 de Março - os prémios serão entregues no CCB nessa data.

Concorre com um poema da tua autoria (os poemas não devem exceder os 4000 caracteres) e lembra-te - o prazo acaba já no próximo dia 1 de Fevereiro.

Entrega o teu poema na Biblioteca ou envia-o para o mail biblioteca@avelagos.net.

Consulta o regulamento aqui.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Leituras de Fim de Semana





A Princesa e a Serpente é um título da Colecção Contos Tradicionais, do ilustrador Júlio Vanzeler e do autor António Mota.

Era uma vez uma Princesa que vivia com duas irmãs muito invejosas e com o pai.
Um dia o seu pai partiu numa viagem e antes de partir perguntou a cada uma das filhas o que queriam que lhes trouxesse quando voltasse.
Uma disse que queria um vestido de seda, bordado a ouro, outra queria um colar feito com as maiores pérolas e a última filha apenas pediu uma rosa.
Durante a viagem o Rei resolveu entrar num palácio onde havia as mais belas rosas mas, quando encontrou a mais bela delas todas, uma serpente surgiu...

Para saberes o resto da história vais ter de ler o livro!

Por Mariana Pargana, 6ºA
A Princesa e a Serpente, António Mota
Colecção Contos Tradicionais
Edições Gailivro

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Finalistas da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura






Após o desempate entre as três finalistas do 7º ano (com uma prova de leitura), ficou apurada para a 2ª fase do concurso a Ana Catarina Oliveira, do 7ºF.
Fica aqui a lista definitiva, com os três vencedores.
Parabéns!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Leitura de Fim de Semana




Este livro é especial para as raparigas.
"Bela é Confiante" é da autora Adele Lovell, da editora Gradiva
Júnior e da Colecção Miúda Fixe.

Este livro fala-nos sobre o período da adolescência, sobre tudo
o que se relaciona com a adolescência: desde o período, a maquilhagem, as borbulhas e os cabelos.

Este livro revelar-te-á todos os segredos para te transformares numa jovem radiosa, capaz de se aceitar como é e conhecedora dos truques para realçar todos os aspectos positivos .
Lê-o !

Por Mariana Pargana, 6ºA
Bela e Confiante, Adele Lovell
Colecção Miúda Fixe
Editoria Gradiva Júnior

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura - 1ª fase

A 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura disputou-se hoje, na Biblioteca Escolar, com a presença de 19 alunos do 7º ano, 12 alunos do 8º ano e 11 alunos do 9º ano.
Ulisses (Maria Alberta Menéres), O Cavaleiro da Dinamarca (Sophia de Mello Breyner), o conto Saga (Sophia de Mello Breyner) e o Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), foram as obras que os alunos tiveram de ler (duas por cada ano de escolaridade) para responder às sessenta perguntas de escolha múltipla.

Parabéns aos apurados que irão à segunda fase (as três alunas apuradas no 7º ano terão de passar por uma segunda fase para se decidir a vencedora).

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mês a Mês


O nosso ano 2010 vai ser acompanhado pelas ilustrações do calendário feito pela professora Mara Taquelim e os alunos do 8ºC.
Ora espreitem: cada uma das ilustrações é acompanhada de um pequeno texto retirado de um livro que existe na Biblioteca.
E que tal se, em cada um dos meses, lêssemos o livro correspondente?!?

Ficam aqui imagens da exposição dos trabalhos reais - cada imagem foi montada tridimensionalmente dentro de uma caixa e só depois fotografada para o calendário:


m
m
m

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bem-Vindo Janeiro de 2010

“O céu tem quatro portas: a porta branca onde mora um velho chamado Inverno, a porta verde onde mora uma menina chamada Primavera, a porta amarela onde mora um rapaz chamado Verão e a porta dourada onde mora um homem chamado Outono.”

Faria, Rosa Lobato – As quatro portas do céu, Edições Asa, Porto, 2001, p.7.

Ilustração da Rafaela Freitas e Sara Martins do 8ºC, retirada do Calendário 2010 elaborado pela professora Mara Taquelim.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Leitura de Fim de Semana



"Uma Incrível Família ", de Geronimo Stilton, é da Editorial Presença.


Esta história começa com um telefonema estranho que Geronimo recebe.
E que era?!
Era a tenebrosa Tenebrax a pedir-lhe que
viesse com ela até ao Castelo, porque seu pai não podia.
E a partir daí, Geronimo começa a apanhar valentes sustos e a ter grandes aventuras.

Por Mariana Pargana, 6ºA
Uma Família Incrível, Geronimo Stilton
Editorial Presença

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Bullying pelo Teatro ACTA





Segunda feira, primeiro dia de aulas.
A ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve - esteve na nossa escola, com uma representação sobre o Bullying. Assistiram e participaram as turma 9ºA, 9ºD e 9ºF.
Os alunos representaram o final da cena iniciada pela ACTA, apresentando vários finais possíveis para o desfecho de uma situação de bullying.
m
Mas afinal o que é o Bullying?
O bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão (psicológica ou verbal) de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente. ler mais no Portal da Juventude...
m
Importante reter:
A escola é um dos lugares onde o bullying é praticado com frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão adulta é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Começou a feira do livro.
Esperamos que todos apareçam e...

Entrevista a Roisin Tapley

A Roisin Tapley (da turma 8ºB) foi a nelhor leitora no mês de Novembro, ou seja, foi a aluna que mais requisitou e leu livros da Biblioteca durante o mês passado. Fica aqui uma entrevista com a Roisin:

Biblioteca Escolar - Quando começaste a gostar de ler?

Roisin Tapley - Quando aprendi a ler, por volta dos 6 ou 7 anos. Vivia então na Irlanda. Ainda guardo alguns dos meus primeiros livros que eram livros infantis, tipo "Capuchinho Vermelho", "The Three Bears".

B.E. - Lês com que regularidade?

Roisin - Diariamente, à noite, uma hora e meia por dia. Gosto de ocupar este tempo livre com a leitura.

B.E. - Neste momento, quais são os teus livros favoritos?

Roisin - Gosto de ler romances fantásticos, de aventuras, de mistério.

B.E. - Quais os livros que gostarias de recomendar aos jovens da tua idade e que existem na Biblioteca da escola?

Roisin - Gostei de ler a colecção "Memórias de Idhún", de Laura Gallego García. São seis livros, dos quais li quatro que recomendo porque são interessantes, têm uma boa história que se localiza num mundo distante, com magos, feiticeiros e outros seres fantásticos. Os livros têm uma história que continua de livro a livro. Esta colecção foi-me recomendada por uma amiga que já os tinha requisitado aqui na BE.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Leitura de Fim de Semana


O Menino Que Não Gostava de Ler é um título da Colecção Arca do Tesouro, da editora Editorial Presença, da autora Susana Tamaro.

É a história do Leopoldo que faz oito anos. Como sempre os pais ofereceram-lhe dois livros.
Sempre que o Leopoldo tentava ler, as letras começavam a misturar-se umas nas outras.
Era uma grande confusão! Mas os seus pais não entendiam o seu problema e insistiam tanto que ele um dia fugiu de casa.
Mas ele conhece um grande amigo muito especial, que descobre realmente o que se passa com ele e juntos começam a partilhar muitas aventuras, sonhos e fantasias.


Por Mariana Pargana, 6ºA
O Menino Que Não Gostava de Ler, Susana Tamaro
Colecção "Arca do Tesouro"
Editorial Presença

Os CEF assinalam o Dia Nacional dos Direitos Humanos

Ontem à tarde, para assinalar o Dia Nacional dos Direitos Humanos, a professora Conceição Rio organizou, com a turma CEF Bar, uma sessão na Biblioteca para mostrar os power points feitos pelos alunos da turma sobre vários temas relacionados com ... os direitos humanos:



E, como não podia deixar de ser, houve comes e bebes servidos pelos CEF.