
O Alex tem um telemóvel novo. Um dia, enquanto navegava pela Net, encontrou um site onde havia muitos toques grátis.


Comemora-se este ano os Cem Anos da República (1910-2010).
As comemorações do Centenário da República iniciaram-se hoje, dia 31 de Janeiro de 2010, na cidade do Porto.
E porquê nesta data e nesta cidade?
Porque a Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910 não aconteceu sem mais nem menos, mas foi antecedida por um turbilhão de pequenos e grandes acontecimentos que foram minando a já decadente Monarquia.
A primeira revolta republicana acontece efectivamente no Porto, no dia 31 de Janeiro de 1891.
Aproveitando o descontentamento que varria o país após o humilhante recuo do rei D. Carlos perante os ingleses, no desfecho da crise do Mapa Cor-de-Rosa (1890), em frente à antiga Câmara Municipal do Porto um grupo de revoltosos aclama um "governo provisório" e faz flutuar nos ares uma bandeira vermelha e verde.
A "1º República" foi efémera e acabou de forma trágica: uma forte carga de artilharia da Guarda Municipal, fiel à Monarquia, afastou os revoltosos provocando mortos e feridos. Os principais cabecilhas da revolta foram julgados e presos.
Esta revolta republicana do Porto não vingou mas deixou as sementes que germinariam uma década depois e conduziriam ao fim da velha Monarquia Portuguesa.
Para comemorar os cem anos da República foi criada uma Comissão e um site que nos fornece informação e materiais sobre o tema:
Em dia de Clube da BD fica aqui um exemplo de uma animação divertida para inspirar os alunos que frequentam o clube.
A Paula Custódio (da turma 5ºD) foi a nelhor leitora no mês de Dezembro, fica aqui uma entrevista com a Paula:
Biblioteca Escolar - Lembras-te do primeiro livro que leste?
Paula Custódio - Sim, tinha dez anos, andava na escola primária e o livro chamava-se "A Minhoca do Campo e a Minhoca da Cidade".
B.E. - Continuas a ler regularmente?
Paula - Depois que entrei nesta escola venho muitas vezes à Biblioteca e requisito e leio uma média de um livro por semana, quando não há trabalhos de casa.
B.E. - Qual é o livro que estás a ler neste momento?
Paula - Estou a ler o livro "O Dia Em Que o Mar Desapareceu". É um livro que fala da importância de não poluírmos o mar. Acho que todos os jovens o deviam ler.
Em parceria com a Casa da Leitura a FNAC disponibiliza agora uma "mini biblioteca" com sugestões de títulos de livros para pré-leitores, leitores iniciais, medianos e autónomos.
A Princesa e a Serpente é um título da Colecção Contos Tradicionais, do ilustrador Júlio Vanzeler e do autor António Mota.
Após o desempate entre as três finalistas do 7º ano (com uma prova de leitura), ficou apurada para a 2ª fase do concurso a Ana Catarina Oliveira, do 7ºF.
Fica aqui a lista definitiva, com os três vencedores.
Parabéns!
Este livro é especial para as raparigas.