segunda-feira, 1 de março de 2010
DECO - Direitos e Deveres do Consumidor
Os alunos estão a preparar nas aulas de Cidadania, com a professora Sandra Mota, uma sessão de esclarecimento sobre o tema para apresentar aos colegas mais novos.
A EB2,3 é a primeira escola do Algarve a integrar a rede de escolas com protocolo com a DECO, mais propiamente com a DECO Jovem.
A DECO - Associação para a Defesa do Consumidor, legalizou-se em 1974. Desde então, realiza um trabalho persistente de defesa do consumidor.
Hoje tem delegações criadas no Porto, em Coimbra, em Santarém, em Évora, em Leiria, em Viana do Castelo e em Faro e edita inúmeras publicações.
Para saberes mais sobre este organismo e quais os seus objectivos consulta o site.
Concurso
Foram escolhidos 3 livros para cada um dos dias da semana, um para o 2ºciclo, outro para o 3ºciclo e ainda outro para os professores.
Todos os dias é apresentado um excerto da 1ª página de cada um dos livros. Depois, é só adivinhar.
Ficam aqui os excertos apresentados hoje, Segunda-feira, o primeiro dia da Semana da Leitura:
2ºciclo:
"Era uma vez uma casa branca nas dunas, voltada para o mar. Tinha uma porta, sete janelas e uma varanda de madeira pintada de verde. Em roda da casa havia um jardim de areia onde cresciam lírios brancos e uma planta que dava flores brancas, amarelas e roxas.
Nessa casa morava um rapazito que passava os dias a morar na praia."
3ºciclo:
"Era um velho que pescava sozinho num esquife na Corrente do Golfo e saíra havia já por oitenta e quatro dias sem apanhar um peixe. Nos primeiros quarenta dias um rapaz fora com ele. Mas, após quarenta dias sem um peixe, os pais do rapaz disseram a este que o velho estava definitivamente salao, o que é a pior forma de azar, e o rapaz fora por ordem deles para outro barco que na primeira semana logo apanhou três belos peixes."
Professores:
"Depois das coisas acontecerem, é quase irressitível reflectir sobre o que teria sido a vida se se tem feito diferente. Se soubesse o que o destino lhe reservava nos próximos tempos, talvez Luís Bernardo Valença nunca tivesse apanhado o comboio, naquela chuvosa manhã de Dezembro de 1905, na estação do Barreiro."
Semana da Leitura
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Leitura de Fim de Semana
É o seu 2º livro de provérbios.
Estes provérbios são muito recentes, muito jovens.
Alguns que eu conheço são aqueles que os meus familiares me ensinaram, mas acho que estes provérbios são também muito interessantes!!!
domingo, 14 de fevereiro de 2010
O que acontece quando nos apaixonamos?
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
O Que Farias?

O Alex tem um telemóvel novo. Um dia, enquanto navegava pela Net, encontrou um site onde havia muitos toques grátis.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Dia Europeu da Internet Segura
A Internet é um lugar fantástico onde podes falar com gente de todo o mundo e fazer novos amigos, aprender coisas sobre determinados assuntos e passar momentos divertidos. Mas, para poderes beneficiar de todas as vantagens da Internet, é fundamental que a utilizes em segurança.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
O Que Farias??

O João tem de escrever um texto sobre a história na Europa. Ele escreve "Europa" e "história" no motor de busca. O primeiro site parece conter tudo o que ele precisa: texto e imagens.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Os Melhores Leitores do Mês de Janeiro
Ficam aqui as entrevistas com os melhores leitores:
Danilo Barbosa
Biblioteca Escolar - Quando começaste a ler?
Danilo - Comecei a ler cedo. A minha irmã Viviana, que frequenta a escola no 7º ano, ensinava-me a ler ainda eu era bem pequeno e tinha cinco anos. Nessa altura lia histórias do tipo "O Capuchinho Vermelho".
BE - Com que frequência lês?
Danilo - Leio diariamente, todos os dias à noite, leio para a minha irmã mais pequena que tem dois anos. Comecei a gostar de ler através dos DVDs, depois ia à procura dos livros que tinham as histórias dos filmes.
David Olaru
Biblioteca Escolar - David, leste quatro livros da Biblioteca da Escola durante o mês de Janeiro. Qual o que gostaste mais?
David - O que mais gostei foi o livro de poesia "Destrava Línguas" da Luísa Ducla Soares, porque neste livro há um jogo entre as palavras. Este livro ajudou-me na língua Portuguesa.
Estou há dois anos em Portugal e este tipo de livros ajuda-me bastante.
Gosto também de ler livros de B.D, especialmente do Tintim e do Astérix.
Gosto muito de ler livros do António Torrado.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Ilustração do mês de Fevereiro
Os donos da casa, vendo aquela menina tão indefesa, descalça e mal agasalhada, mandaram-na entrar para a cozinha, onde ardia uma grande fogueira.”
Mota, António – Maria Pandorca, Gailivro, Vila Nova de Gaia, 2008, s/p.
domingo, 31 de janeiro de 2010
Comemora-se este ano os Cem Anos da República (1910-2010).
As comemorações do Centenário da República iniciaram-se hoje, dia 31 de Janeiro de 2010, na cidade do Porto.
E porquê nesta data e nesta cidade?
Porque a Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910 não aconteceu sem mais nem menos, mas foi antecedida por um turbilhão de pequenos e grandes acontecimentos que foram minando a já decadente Monarquia.
A primeira revolta republicana acontece efectivamente no Porto, no dia 31 de Janeiro de 1891.
Aproveitando o descontentamento que varria o país após o humilhante recuo do rei D. Carlos perante os ingleses, no desfecho da crise do Mapa Cor-de-Rosa (1890), em frente à antiga Câmara Municipal do Porto um grupo de revoltosos aclama um "governo provisório" e faz flutuar nos ares uma bandeira vermelha e verde.
A "1º República" foi efémera e acabou de forma trágica: uma forte carga de artilharia da Guarda Municipal, fiel à Monarquia, afastou os revoltosos provocando mortos e feridos. Os principais cabecilhas da revolta foram julgados e presos.
Esta revolta republicana do Porto não vingou mas deixou as sementes que germinariam uma década depois e conduziriam ao fim da velha Monarquia Portuguesa.
Para comemorar os cem anos da República foi criada uma Comissão e um site que nos fornece informação e materiais sobre o tema:
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Leitura de Fim de Semana
"A família da Casa Mourisca estava reduzida a três membros: o pai, D. Luiz, e dois filhos, Jorge (o mais velho) e Maurício. E por lá também andava um velho frade, Frei Januário - cujas horas preferidas eram as das refeições e as da sesta."
Por Mariana Pargana, 6ºA
Os Fidalgos da Casa Mourisca (Júlio Dinis), adaptado por Francisco José Viegas
Colecção Clássicos da Literatura Portuguesa Contados às Crianças
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Concurso de Ementas
Hoje teve lugar na Biblioteca a entrega dos prémios aos três alunos que elaboraram as três melhores receitas.
Da esquerda para a direita a Directora Graça Cabrita, a Mariana Pargana do 6ºA (3º lugar), a Inês Santana do 6ºF (2º lugar), a Marta Freire do 6ºF (1º lugar) e a professora Celeste Moreira.
Fica aqui o menú proposto pela Marta para um dos dias da semana, menú esse que foi cozinhado hoje, pelos CEF:
Animação
Em dia de Clube da BD fica aqui um exemplo de uma animação divertida para inspirar os alunos que frequentam o clube.
larga o rato, relaxa e aprecia uma brilhante animação!
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
A Melhor Leitora do Mês de Dezembro
A Paula Custódio (da turma 5ºD) foi a nelhor leitora no mês de Dezembro, fica aqui uma entrevista com a Paula:
Biblioteca Escolar - Lembras-te do primeiro livro que leste?
Paula Custódio - Sim, tinha dez anos, andava na escola primária e o livro chamava-se "A Minhoca do Campo e a Minhoca da Cidade".
B.E. - Continuas a ler regularmente?
Paula - Depois que entrei nesta escola venho muitas vezes à Biblioteca e requisito e leio uma média de um livro por semana, quando não há trabalhos de casa.
B.E. - Qual é o livro que estás a ler neste momento?
Paula - Estou a ler o livro "O Dia Em Que o Mar Desapareceu". É um livro que fala da importância de não poluírmos o mar. Acho que todos os jovens o deviam ler.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Mini Biblioteca Essencial da FNAC
Em parceria com a Casa da Leitura a FNAC disponibiliza agora uma "mini biblioteca" com sugestões de títulos de livros para pré-leitores, leitores iniciais, medianos e autónomos.Consulta aqui.
E, já agora, visita também a Casa da Leitura.
Inverno na Biblioteca
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Faça Lá um Poema...
Concorre com um poema da tua autoria (os poemas não devem exceder os 4000 caracteres) e lembra-te - o prazo acaba já no próximo dia 1 de Fevereiro.
Entrega o teu poema na Biblioteca ou envia-o para o mail biblioteca@avelagos.net.
Consulta o regulamento aqui.
sábado, 23 de janeiro de 2010
Leituras de Fim de Semana
A Princesa e a Serpente é um título da Colecção Contos Tradicionais, do ilustrador Júlio Vanzeler e do autor António Mota.Era uma vez uma Princesa que vivia com duas irmãs muito invejosas e com o pai.
Um dia o seu pai partiu numa viagem e antes de partir perguntou a cada uma das filhas o que queriam que lhes trouxesse quando voltasse.
Uma disse que queria um vestido de seda, bordado a ouro, outra queria um colar feito com as maiores pérolas e a última filha apenas pediu uma rosa.
Durante a viagem o Rei resolveu entrar num palácio onde havia as mais belas rosas mas, quando encontrou a mais bela delas todas, uma serpente surgiu...
Para saberes o resto da história vais ter de ler o livro!
Edições Gailivro
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Finalistas da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura
Após o desempate entre as três finalistas do 7º ano (com uma prova de leitura), ficou apurada para a 2ª fase do concurso a Ana Catarina Oliveira, do 7ºF.
Fica aqui a lista definitiva, com os três vencedores.
Parabéns!



















.bmp)
