segunda-feira, 26 de abril de 2010

As duas revoluções




Durante toda esta semana irá estar, na Biblioteca, uma exposição dividida em duas partes - o Centenário da Implantação da República e o 25 de Abril. Esta exposição foi organizada pelo Grupo de História e Geografia de Portugal e engloba trabalhos dos alunos do 2º ciclo assim como cartazes elaborados pela professora Ana Ribeiro, da Biblioteca.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Leituras de Fim de Semana



"As Lições da Princesa" é da Editora Bertrand e a autora é a Meg Cabot.

Este livro fala de como as princesas devem comer, viver e vestir e devem ter muita etiqueta e classe.

Mas para perceberem melhor o livro devem ler "O diário da Princesa", o primeiro e o segundo, da mesma autora.

por Mariana Pargana, 6ºA
As Lições da Princesa, Meg Cabot
Editora Bertrand

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Clube da BD




O Clube da BD continua com inúmeros seguidores (todas as Quintas-feiras). É o Tomás Barão (9ºC) que orienta o clube e mostra aos colegas mais novos como usar os vários programas de tratamento de imagem.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Myriam Bordone

A Myriam Bordone foi a 3ª classificada na categoria de texto do Concurso Leitor/Escritor deste ano, dedicado à escritora Fátima Éffe. Fica aqui uma entrevista com a aluna.

Biblioteca Escolar - Em que categoria participaste no concurso?

Myriam - Na categoria de Texto. Prefiro a escrita ao desenho, tenho mais jeito para escrever e escrevo textos há já algum tempo. Tenho também um blogue :www.araparigadaescrita.blogspot.com.

BE - O ano passado ganhaste, também, um prémio no Concurso Leitor/Escritor.

Myriam - Sim, fiquei em 3º lugar, também recebi cinco livros.

BE - Como surgiu o nome do teu blogue?

Myriam - Surgiu numa actividade de TIC, no Espaço Jovem. Achei que este nome se adaptava a mim.

BE - Quais os temas que gostas de tratar nos teus textos?

Myriam - Gosto de escrever sobre datas importantes da História Mundial e sobre celebridades do mundo da música.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Vencedores Concurso Leitor/Escritor

Este ano a entrega dos prémios do Concurso Leitor/Escritor vai ser no próximo dia 23 de Abril (Sexta-feira), no ginásio da antiga Escola Secundária Gil Eanes, às 10.00h.
Fica aqui a lista dos premiados desta sessão:
5º/6º ano
Categoria Texto
3º classificado
Myriam Bordone, 6ºL (professora Iolanda Camilo)
Categoria Ilustração
1º classificado
Alexandro Berdan, 5ºL (professores João Martins e Joaquim Azevedo)
Menções Honrosas
Beatriz Bronswijk Marreiros, 5ºC (professores Isabel Azevedo e Zaida Pereira)
Francisco mateus do Carmo, 5ºB (professores Zaida Pereira e Joaquim Azevedo)
João Rafael Sebastião Viana, 5ºB (professores Zaida Pereira e Joaquim Azevedo)
Isabel Fátima Baschant, 5ºB (professores Zaida Pereira e Joaquim Azevedo)
Parabéns a todos!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Manual Gestos Simples




A DECO Jovem deixou-nos um manual sobre os Gestos Simples e um CD ROM com as apresentações desta campanha.

Gestos simples


A DECO Jovem esteve na nossa escola na semana passada para apresentar a campanha "Gestos Simples". A apresentação mostrava-nos como, em nossa casa, podemos poupar energia com gestos tão simples como, por exemplo, não deixar os carregadores sempre ligados à tomada eléctrica.
A presença da DECO deve-se ao protocolo que, este ano, o nosso agrupamento iniciou com este organismo.


Às sessões da DECO assistiram as turmas do 8ºano que, no final, tiveram oportunidade de manusear vários instrumentos que mostravam como se pode obter energia através das energias naturais como o vento, a água e o sol.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

2ª fase do Concurso Nacional de Leitura



Hoje a Catarina (8ºC), a Ana Catarina (7ºF) e o Rafael (9ºF), foram a Loulé, à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner, concorrer à 2ª fase (fase distrital) do Concurso Nacional de Leitura.
Acompanhou-os a professora de Língua Portuguesa, Ivone Familiar.
Os alunos não passaram à 3ª fase mas deram o seu melhor e portaram-se à altura.

Aqui a Catarina e a Ana Catarina relaxam com outras leituras enquanto esperam pelo início da prova.
Agradecemos à Encarregada de Educação da Catarina que também nos acompanhou.

Ofereça 1 livro!




Postos de leitura estão a ser criados para todas as escolas do agrupamento.
O primeiro já está montado, à entrada da EB2,3, os outros estão ainda em fase de construção (a ser pintados pela turma 8ºG - currículos).
Qual o objectivo? Disponibilizar livros para os professores, funcionários e encarregados de educação. Os livros podem ser levados livremente e serem postos novamente no posto, ou não... Pretende-se facilitar a troca de leituras de uma maneira informal.

Para abastecer os postos pedimos aos professores e funcionários e outros adultos que trouxessem livros de casa, livros que já leram e que não lhes interesse ter em casa a ocupar espaço. Esse livro que já lemos e que não queremos reler pode fazer as delícias de outra pessoa.

Vamos trocar leituras!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dia Internacional do Livro Infantil


A 2 de Abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil e, todos os anos, a IBBY (International Board on Books for Young People), lança um cartaz - este é da autoria da ilustradora Noemi Villamuza - e divulga uma mensagem de incentivo à leitura dirigida às crianças e escrita sempre por um autor diferente.
A mensagem deste ano é escrita pelo escritor espanhol Eliacer Cansino.
Em Portugal essa mensagem é difundida pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil).
Pode ler essa mensagem aqui:

Fica também aqui o cartaz que a Madalena Matoso (vencedora do Prémio Nacional de Ilustração 2008) fez para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil.
E porque 2010 é também o Ano Internacional da Biodiversidade, a DGLB (Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas) lançou um desafio muito interessante E se eu fosse um bicho???

quinta-feira, 25 de março de 2010

Melhor leitora do mês de Fevereiro

A nossa leitora do mês de Fevereiro tardou mas não foi esquecida.

É a nossa colaboradora Mariana Pargana, do 6ºA.

Aqui fica a entrevista:

Biblioteca Escolar - O que significa para ti ler?

Mariana Pargana - Um passatempo muito agradável, diário. É um dos meus passatempos favoritos, depois do computador.
O meu autor favorito é o Gerónimo Stilton. Gosto muito dos temas que este escritor aborda. Os livros têm muita acção. Um dos livros que mais gostei de ler chama-se "Ganhei mil milhões na lotaria".
Também gostei muito de ler os livros da colecção "Clássicos de Literatura Portuguesa", que já li e reli com muito entusiasmo.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Na Terça-feira... Margarida Fonseca Santos

"A minha vida mudou quando decidi dedicar-me à paixão que é escrever. Comecei pela literatura infantil, depois segui para a juvenil, mas nunca deixei de escrever para adultos. Ensinar a escrita e contar as minhas histórias são as duas outras paixões..."
m
A escritora Margarida Fonseca Santos esteve presente na nossa escola.

Teve a ajuda do professor Pedro Ribeiro na leitura de um dos seus textos.

E a assistência das turmas 5ºD, 6ºL, 6ºJ, 7ºG, 9ºB e 9ºC.
Agradecemos ao alunos Tomás Barão (9ºC), fã e amigo da Margarida, porque foi ele que sugeriu e insistiu para que a escritora nos visitasse.

Agradecemos também os livros que a Margarida nos trouxe e que vão ficar na Biblioteca para todos lerem.

Na Terça-feira... livros da autora Margarida Fonseca Santos

Os livros da escritora Margarida Fonseca Santos estão à venda, durante esta semana, na Biblioteca.
A escritora visitou-nos e, para saber mais sobre ela e os seus livros, podem consultar o seu blogue e a sua página.

Na Segunda-feira... Afonso Dias


O poeta/declamador/actor... Afonso Dias esteve mais uma vez na nossa escola, a declamar e a cantar poesia.
Assistiram as turmas 5ºJ, 6ºE, 7ºB e 7ºD.


Alguns alunos do 7ºB e 7ºD ajudaram o Afonso Dias - o Paulo leu uma poesia e quatro alunos tocaram e cantaram (apresentamos o final da canção).

Na Segunda-feira... as poesias

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia foram espalhadas, pela escola, poesias, muitas poesias.
As casas de banho foram um dos sítios mais usados.

Na Segunda-feira....as letras




À semelhança dos anos anteriores nasceram letras gigantes para ficar à porta da biblioteca a celebrar o "mês da leitura".
Este ano acrescentou-se o "a" para ficar "aLer+".
Foi a turma 8ºG que as construiu, com os professores Pedro e Regina.
Pintaram também a árvore da Primavera, com uma ajudinha de alguns alunos da professora Mara.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ler+...

Ler+...
Sophia
Pessoa
Camões
Torrado
Menéres
Amado...
m
Ler+...
na praia
no campo
na cama
no café
no chão
no frio
no calor
(e) em pé
m
Ler+...
com amor
com raiva
com atenção
com coração
com alegria
com saúde
com paixão
paixão
m
Ler+...
deitado
cansado cansado
doente doente
contente contente
contente
infeliz... infeliz
... !
Feliz !!!!
devagar
(e) de repente
m
Ler+...
para amigos
para ti
para a avó
para o bebé
para a mamã
para o pai
para o tio Barnabé
m
m
Poesia colectiva feita por alunos na Biblioteca.

domingo, 21 de março de 2010

Se Eu Plantasse Uma Árvore

Se eu plantasse uma Árvore...
Se eu plantasse uma árvore, iria fazê-lo no meu jardim para:
poder acompanhar o seu crescimento
e, desta maneira, tinha a certeza que nada de mal lhe acontecia, como ser abatida ou queimada (como acontece a muitas outras árvores).
A árvore que eu iria plantar seria uma amendoeira, porque é uma espécie de árvore em vias de extinção. Podia plantá-la no dia do meu aniversário, no Dia da Árvore, no Dia do Ambiente, no Dia da Terra, no Dia do Planeta ou em qualquer outro dia do Ano, porque na realidade não há um dia especial para ser um bom amigo para o planeta.
Para plantá-la começava por procurar solo fértil.
Então fazia uma cova onde colocava um pouco de terra fofa e húmida. Em seguida, colocava lá a planta com as raízes dentro da cova. Enchia a cova dentro da mesma terra fofa e húmida até a árvore conseguir segurar-se em pé sozinha. Depois regava com água para ela se refrescar. E todos os dias lá ia eu regá-la para que não murchasse.


Maria Beatriz Rodrigues Gamboa, 6ºI Nº12
Professora Filomena Romão

A Árvore Que Eu Plantei

A árvore que eu plantei

Num dia de Primavera, quando eu tinha 10 anos, plantei uma árvore.

Estava na casa da minha tia Mercês, por trás da casa ela tem um terreno, onde escavei um pouco de terreno para este ficar fofinho, fiz uma cova e plantei lá a minha oliveira, depois reguei-a e fiz tudo sem ajuda de ninguém, foi uma experiência muito divertida e um dia muito agradável.

Ainda hoje vou lá tratar da oliveira, ela está muito crescida e forte e até já tem folhas, talvez para o próximo ano dê azeitonas.

David da Silva Correia, 6ºI Nº3
Professora Filomena Romão

A Minha Amendoeira

A minha amendoeira
Se eu plantasse uma árvore seria uma amendoeira porque acho que ficam muito bonitas no Inverno.
Não escolheria algum dia em especial porque todos os dias são especiais, e a hora também não importava.
Escolhia a Maria Adriana para me ajudar a plantar a árvore e assim seria a árvore da Amizade.
Tinha de ser plantada num sítio muito especial, mas também onde a árvore crescesse saudável.
Gostava que os passarinhos fizessem o ninho na minha árvore porque assim seriam os meus habitantes, mas não queria que as crianças malcriadas subissem à minha árvore!
Gosto muito de amêndoas por isso recolheria as amêndoas da minha árvore para comer.
Quem sabe a minha amendoeira não faria uma pessoa tão feliz como a princesa da lenda das Amendoeiras.
Colocaria um bilhete lá ao pé a dizer:
Amendoeira da Amizade
Plantada por: Joana Dias e Maria Adriana
Queria que a minha amendoeira crescesse muito e não a cortassem.

Joana Dias, 6ºI Nº7
Professora Filomena Romão