sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente

O nosso Planeta está VIVO! Vamos cuidar dele! (vídeo do Greenpeace).

O Dia Mundial do Ambiente - que se comemora a 5 de Junho - foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) - uma organização internacional, fundada em 1945, que tem como objectivo facilitar a cooperação internacional ao nível da segurança, do desenvolvimento económico, do progresso social, dos direitos humanos e da realização da paz mundial.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Google Earth

Agora que faltam dois dias para o Dia Mundial do Ambiente porque não explorar a Terra através desta ferramenta do Google?

O Google Earth permite ver imagens de satélite da superfície da Terra e dos Oceanos. Com um simples clique podes acompanhar a expansão urbana, o derreter das calotas de gelo, a erosão costeira e muito mais.

Clica aqui para acederes ao Google Earth.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Home

EM 50 ANOS (MENOS DE UMA VIDA) A TERRA FOI MAIS RADICALMENTE MUDADA DO QUE POR TODAS AS GERAÇÕES ANTERIORES DA HUMANIDADE.

HOME é um documentário realizado pelo jornalista francês Yann Arthus-Bertrand que nos dá belíssimas (e terríveis) imagens aéreas de todo o planeta.

Este documentário foi lançado há um ano atrás, a 5 de Junho de 2009. Foi estreado simultaneamente em 50 países diferentes para chamar a atenção do mundo inteiro para o desequilíbrio ecológico que está a ser provocado pelo homem.

No próximo dia 5 de Junho celebra-se mais um Dia Mundial do Ambiente e, por isso, convidamos toda a gente a visionar este filme - podem requisitá-lo na Biblioteca ou aceder às imagens através do Youtube.

Ao longo desta semana vamos continuar a abordar o tema do Ambiente. Lembrem-se - todos nós somos responsáveis pela nossa "Casa".

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Postais

Na tertúlia de terça-feira o senhor Borba apresentou um interessante conjunto de postais de Lagos relativos aos finais da Monarquia e início da República.
Ficam aqui alguns exemplares:


Fortaleza. Visita de D.Carlos a 12.08.1903


Antigas muralhas


Arco da Ribeira. Arco de S.Gonçalo


Mercado da Avenida. Jardim dos Amuados


Carnaval 1939. Papillon Grémio

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tertúlia na BE


Na passada Terça-feira houve tertúlia na BE.
O tema, "Implantação da República em Portugal", foi desenvolvido pelo senhor José Paula Borba, importante figura lacobrigense, conhecido pelo seu saber e pela colecção de documentos relativos à cidade de Lagos e sua história, o senhor Carlos Mesquita, ex-jornalista lacobrigense e a doutora Tânia Fernandes, técnica de História, da Câmara Municipal de Lagos.
O senhor Carlos Mesquita apresentou um filme da sua autoria com imagens do início da 1ª República e o senhor Borba falou de Lagos na época.
Esta iniciativa foi da responsabilidade da Biblioteca Municipal/Câmara Municipal de Lagos e assistiram e participaram os alunos da turma 9ºD e a professora de História Conceição Rio.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Na Biblioteca...

Não damos notícias há já algum tempo porque as actividades têm sido muitas.
Fica aqui o registo do que tem acontecido na Biblioteca nestas últimas semanas...

Semana da Matemática





Nesta semana está a decorrer a Semana da Matemática, organizada pelos professores de Matemática do 2ºciclo.
Estão expostos trabalhos dos alunos e estes têm oportunidade de jogar alguns jogos.

Festa Quinhentista




Entretanto, no dia 14 de Maio, tivemos a visita de vários "habitantes" do mundo quinhentista. Toda a escola se vestiu a rigor para a Festa Quinhentista.

Semana das Ciências



Os professores de Ciências da Natureza montaram, na Biblioteca, uma exposição com trabalhos dos alunos sobre a biodiversidade.
A exposição decorreu de 10 a 14 de Maio.


Esteve presente uma bióloga do Zoo de Lagos para fazer uma apresentação sobre o tema da biodiversidade e falar sobre algumas espécies ameaçadas.



Todos tiveram oportunidade de medir a tensão e calcular o seu índice de massa corporal.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Exposição Centenário e 25 de Abril



A exposição sobre o Centenário da República e o 25 de Abril organizada pelo grupo de História e Geografia de Portugal prolongou-se por mais uma semana para que as turmas do 1ºciclo da EB1 nº3 a pudessem visitar.
As visitas guiadas foram dinamizadas pela professora Ana Ribeiro que contou com a ajuda das alunas Inês (6ºF) e Mariana (6ºA), na imagem acima a explicar o 25 de Abril aos colegas mais novos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Entrega dos prémios do Concurso Leitor/Escritor



No passado dia 23 de Abril, Sexta-feira, foram entregues os prémios do Concurso Leitor/Escritor deste ano, dedicado à escritora Fátima Éffe. O ginásio da antiga Escola Secundária Gil Eanes foi o lugar onde aconteceu a entrega dos prémios e onde foi montada uma exposição com os trabalhos premiados.

A Myriam, do 6ºL (3º classificada na categoria de texto) em conversa com a escritora Fátima Éffe.



A entrega de alguns dos prémios. Na imagem em cima os professores de EVT, Joaquim Azevedo e João Martins.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Professora Antónia Vargas



A professora Antónia Vargas (professora de História na nossa escola, já reformada), veio à nossa Biblioteca para explicar aos alunos da turma 6ºG as duas revoluções em exposição na Biblioteca.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

As duas revoluções




Durante toda esta semana irá estar, na Biblioteca, uma exposição dividida em duas partes - o Centenário da Implantação da República e o 25 de Abril. Esta exposição foi organizada pelo Grupo de História e Geografia de Portugal e engloba trabalhos dos alunos do 2º ciclo assim como cartazes elaborados pela professora Ana Ribeiro, da Biblioteca.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Leituras de Fim de Semana



"As Lições da Princesa" é da Editora Bertrand e a autora é a Meg Cabot.

Este livro fala de como as princesas devem comer, viver e vestir e devem ter muita etiqueta e classe.

Mas para perceberem melhor o livro devem ler "O diário da Princesa", o primeiro e o segundo, da mesma autora.

por Mariana Pargana, 6ºA
As Lições da Princesa, Meg Cabot
Editora Bertrand

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Clube da BD




O Clube da BD continua com inúmeros seguidores (todas as Quintas-feiras). É o Tomás Barão (9ºC) que orienta o clube e mostra aos colegas mais novos como usar os vários programas de tratamento de imagem.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Myriam Bordone

A Myriam Bordone foi a 3ª classificada na categoria de texto do Concurso Leitor/Escritor deste ano, dedicado à escritora Fátima Éffe. Fica aqui uma entrevista com a aluna.

Biblioteca Escolar - Em que categoria participaste no concurso?

Myriam - Na categoria de Texto. Prefiro a escrita ao desenho, tenho mais jeito para escrever e escrevo textos há já algum tempo. Tenho também um blogue :www.araparigadaescrita.blogspot.com.

BE - O ano passado ganhaste, também, um prémio no Concurso Leitor/Escritor.

Myriam - Sim, fiquei em 3º lugar, também recebi cinco livros.

BE - Como surgiu o nome do teu blogue?

Myriam - Surgiu numa actividade de TIC, no Espaço Jovem. Achei que este nome se adaptava a mim.

BE - Quais os temas que gostas de tratar nos teus textos?

Myriam - Gosto de escrever sobre datas importantes da História Mundial e sobre celebridades do mundo da música.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Vencedores Concurso Leitor/Escritor

Este ano a entrega dos prémios do Concurso Leitor/Escritor vai ser no próximo dia 23 de Abril (Sexta-feira), no ginásio da antiga Escola Secundária Gil Eanes, às 10.00h.
Fica aqui a lista dos premiados desta sessão:
5º/6º ano
Categoria Texto
3º classificado
Myriam Bordone, 6ºL (professora Iolanda Camilo)
Categoria Ilustração
1º classificado
Alexandro Berdan, 5ºL (professores João Martins e Joaquim Azevedo)
Menções Honrosas
Beatriz Bronswijk Marreiros, 5ºC (professores Isabel Azevedo e Zaida Pereira)
Francisco mateus do Carmo, 5ºB (professores Zaida Pereira e Joaquim Azevedo)
João Rafael Sebastião Viana, 5ºB (professores Zaida Pereira e Joaquim Azevedo)
Isabel Fátima Baschant, 5ºB (professores Zaida Pereira e Joaquim Azevedo)
Parabéns a todos!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Manual Gestos Simples




A DECO Jovem deixou-nos um manual sobre os Gestos Simples e um CD ROM com as apresentações desta campanha.

Gestos simples


A DECO Jovem esteve na nossa escola na semana passada para apresentar a campanha "Gestos Simples". A apresentação mostrava-nos como, em nossa casa, podemos poupar energia com gestos tão simples como, por exemplo, não deixar os carregadores sempre ligados à tomada eléctrica.
A presença da DECO deve-se ao protocolo que, este ano, o nosso agrupamento iniciou com este organismo.


Às sessões da DECO assistiram as turmas do 8ºano que, no final, tiveram oportunidade de manusear vários instrumentos que mostravam como se pode obter energia através das energias naturais como o vento, a água e o sol.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

2ª fase do Concurso Nacional de Leitura



Hoje a Catarina (8ºC), a Ana Catarina (7ºF) e o Rafael (9ºF), foram a Loulé, à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner, concorrer à 2ª fase (fase distrital) do Concurso Nacional de Leitura.
Acompanhou-os a professora de Língua Portuguesa, Ivone Familiar.
Os alunos não passaram à 3ª fase mas deram o seu melhor e portaram-se à altura.

Aqui a Catarina e a Ana Catarina relaxam com outras leituras enquanto esperam pelo início da prova.
Agradecemos à Encarregada de Educação da Catarina que também nos acompanhou.