segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Primeiras visitas dos 5º anos




Os alunos dos 5º anos foram conhecer a biblioteca escolar.
Depois de fazer um peddy-paper pela zona dos livros e de aprender as várias regras de pesquisa dos assuntos receberam o livro de oferta do PNL.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O novo espaço




O novo espaço da biblioteca escolar na nova escola Tecnopólis já está organizado.
O espaço é maior do que o anterior e temos mais lugares para estudar e mais 4 computadores (passamos a ter 12). Vamos ter também um quadro interactivo.
Agora só falta mesmo ligar os computadores e pôr a Internet a funcionar!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Antes do início das aulas

Foi feito um esforço enorme, por parte da equipa da biblioteca para que esta ficasse pronta para o primeiro dia de aulas!

domingo, 12 de setembro de 2010

Biblioteca velha Biblioteca nova


Adeus Biblioteca velha...

... olá Biblioteca nova!
Amanhã, primeiro dia do novo ano lectivo (2010/2011), mostraremos o novo espaço.

sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente

O nosso Planeta está VIVO! Vamos cuidar dele! (vídeo do Greenpeace).

O Dia Mundial do Ambiente - que se comemora a 5 de Junho - foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) - uma organização internacional, fundada em 1945, que tem como objectivo facilitar a cooperação internacional ao nível da segurança, do desenvolvimento económico, do progresso social, dos direitos humanos e da realização da paz mundial.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Google Earth

Agora que faltam dois dias para o Dia Mundial do Ambiente porque não explorar a Terra através desta ferramenta do Google?

O Google Earth permite ver imagens de satélite da superfície da Terra e dos Oceanos. Com um simples clique podes acompanhar a expansão urbana, o derreter das calotas de gelo, a erosão costeira e muito mais.

Clica aqui para acederes ao Google Earth.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Home

EM 50 ANOS (MENOS DE UMA VIDA) A TERRA FOI MAIS RADICALMENTE MUDADA DO QUE POR TODAS AS GERAÇÕES ANTERIORES DA HUMANIDADE.

HOME é um documentário realizado pelo jornalista francês Yann Arthus-Bertrand que nos dá belíssimas (e terríveis) imagens aéreas de todo o planeta.

Este documentário foi lançado há um ano atrás, a 5 de Junho de 2009. Foi estreado simultaneamente em 50 países diferentes para chamar a atenção do mundo inteiro para o desequilíbrio ecológico que está a ser provocado pelo homem.

No próximo dia 5 de Junho celebra-se mais um Dia Mundial do Ambiente e, por isso, convidamos toda a gente a visionar este filme - podem requisitá-lo na Biblioteca ou aceder às imagens através do Youtube.

Ao longo desta semana vamos continuar a abordar o tema do Ambiente. Lembrem-se - todos nós somos responsáveis pela nossa "Casa".

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Postais

Na tertúlia de terça-feira o senhor Borba apresentou um interessante conjunto de postais de Lagos relativos aos finais da Monarquia e início da República.
Ficam aqui alguns exemplares:


Fortaleza. Visita de D.Carlos a 12.08.1903


Antigas muralhas


Arco da Ribeira. Arco de S.Gonçalo


Mercado da Avenida. Jardim dos Amuados


Carnaval 1939. Papillon Grémio

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tertúlia na BE


Na passada Terça-feira houve tertúlia na BE.
O tema, "Implantação da República em Portugal", foi desenvolvido pelo senhor José Paula Borba, importante figura lacobrigense, conhecido pelo seu saber e pela colecção de documentos relativos à cidade de Lagos e sua história, o senhor Carlos Mesquita, ex-jornalista lacobrigense e a doutora Tânia Fernandes, técnica de História, da Câmara Municipal de Lagos.
O senhor Carlos Mesquita apresentou um filme da sua autoria com imagens do início da 1ª República e o senhor Borba falou de Lagos na época.
Esta iniciativa foi da responsabilidade da Biblioteca Municipal/Câmara Municipal de Lagos e assistiram e participaram os alunos da turma 9ºD e a professora de História Conceição Rio.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Na Biblioteca...

Não damos notícias há já algum tempo porque as actividades têm sido muitas.
Fica aqui o registo do que tem acontecido na Biblioteca nestas últimas semanas...

Semana da Matemática





Nesta semana está a decorrer a Semana da Matemática, organizada pelos professores de Matemática do 2ºciclo.
Estão expostos trabalhos dos alunos e estes têm oportunidade de jogar alguns jogos.

Festa Quinhentista




Entretanto, no dia 14 de Maio, tivemos a visita de vários "habitantes" do mundo quinhentista. Toda a escola se vestiu a rigor para a Festa Quinhentista.

Semana das Ciências



Os professores de Ciências da Natureza montaram, na Biblioteca, uma exposição com trabalhos dos alunos sobre a biodiversidade.
A exposição decorreu de 10 a 14 de Maio.


Esteve presente uma bióloga do Zoo de Lagos para fazer uma apresentação sobre o tema da biodiversidade e falar sobre algumas espécies ameaçadas.



Todos tiveram oportunidade de medir a tensão e calcular o seu índice de massa corporal.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Exposição Centenário e 25 de Abril



A exposição sobre o Centenário da República e o 25 de Abril organizada pelo grupo de História e Geografia de Portugal prolongou-se por mais uma semana para que as turmas do 1ºciclo da EB1 nº3 a pudessem visitar.
As visitas guiadas foram dinamizadas pela professora Ana Ribeiro que contou com a ajuda das alunas Inês (6ºF) e Mariana (6ºA), na imagem acima a explicar o 25 de Abril aos colegas mais novos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Entrega dos prémios do Concurso Leitor/Escritor



No passado dia 23 de Abril, Sexta-feira, foram entregues os prémios do Concurso Leitor/Escritor deste ano, dedicado à escritora Fátima Éffe. O ginásio da antiga Escola Secundária Gil Eanes foi o lugar onde aconteceu a entrega dos prémios e onde foi montada uma exposição com os trabalhos premiados.

A Myriam, do 6ºL (3º classificada na categoria de texto) em conversa com a escritora Fátima Éffe.



A entrega de alguns dos prémios. Na imagem em cima os professores de EVT, Joaquim Azevedo e João Martins.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Professora Antónia Vargas



A professora Antónia Vargas (professora de História na nossa escola, já reformada), veio à nossa Biblioteca para explicar aos alunos da turma 6ºG as duas revoluções em exposição na Biblioteca.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

As duas revoluções




Durante toda esta semana irá estar, na Biblioteca, uma exposição dividida em duas partes - o Centenário da Implantação da República e o 25 de Abril. Esta exposição foi organizada pelo Grupo de História e Geografia de Portugal e engloba trabalhos dos alunos do 2º ciclo assim como cartazes elaborados pela professora Ana Ribeiro, da Biblioteca.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Leituras de Fim de Semana



"As Lições da Princesa" é da Editora Bertrand e a autora é a Meg Cabot.

Este livro fala de como as princesas devem comer, viver e vestir e devem ter muita etiqueta e classe.

Mas para perceberem melhor o livro devem ler "O diário da Princesa", o primeiro e o segundo, da mesma autora.

por Mariana Pargana, 6ºA
As Lições da Princesa, Meg Cabot
Editora Bertrand

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Clube da BD




O Clube da BD continua com inúmeros seguidores (todas as Quintas-feiras). É o Tomás Barão (9ºC) que orienta o clube e mostra aos colegas mais novos como usar os vários programas de tratamento de imagem.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Myriam Bordone

A Myriam Bordone foi a 3ª classificada na categoria de texto do Concurso Leitor/Escritor deste ano, dedicado à escritora Fátima Éffe. Fica aqui uma entrevista com a aluna.

Biblioteca Escolar - Em que categoria participaste no concurso?

Myriam - Na categoria de Texto. Prefiro a escrita ao desenho, tenho mais jeito para escrever e escrevo textos há já algum tempo. Tenho também um blogue :www.araparigadaescrita.blogspot.com.

BE - O ano passado ganhaste, também, um prémio no Concurso Leitor/Escritor.

Myriam - Sim, fiquei em 3º lugar, também recebi cinco livros.

BE - Como surgiu o nome do teu blogue?

Myriam - Surgiu numa actividade de TIC, no Espaço Jovem. Achei que este nome se adaptava a mim.

BE - Quais os temas que gostas de tratar nos teus textos?

Myriam - Gosto de escrever sobre datas importantes da História Mundial e sobre celebridades do mundo da música.