sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Saga Twilight


Find more videos like this on The Twilight Saga

Agora que temos os livros e os DVD propomos-te que descubras mais sobre as histórias e as personagens desta saga.

Links onde podes encontrar mais informação:
The Twilight Saga
Twilight Portugal
Stephenie Meyer
Facebook

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de Jnaeiro assinala o dia em que as tropas soviéticas, em 1945, libertaram os prisioneiros do campo de concentração e de extermínio de Auschwitz, na Polónia, então ocupada por tropas nazis.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pede que esta data gere um compromisso comum para "criar um mundo onde tais atrocidades não se repitam. (ler aqui)

Para trabalhar esta temática propomos a leitura de um livro e visionamento de um filme (existentes na biblioteca escolar) "O Rapaz do Pijama às Riscas":


Um rapaz de oito anos, Bruno, é o filho protegido de um agente nazi cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde Bruno não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Bruno ignora os constantes avisos da mãe para não explorar o jardim por detrás da sua casa e dirige-se à quinta que viu ali perto. Nesse local, Bruno conhece Schmuel, um rapaz da sua idade, que vive uma realidade paralela, por trás da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e despertar a sua consciência para o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Schmuel resultam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras.

Ficha técnica:
Livro
O Rapaz do Pijama ás Riscas
Boyne. John
Edições ASA
Filme
O Rapaz do pijama às Riscas (The Boy in the Striped Pyjamas)
realização: Mark Herman
género: Guerra/País
origem/ano: Reino Unido/2007
duração: 94 min
classificação: M12

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Exposição Concurso de Ementas



Continua na biblioteca a exposição dos trabalhos dos alunos do 6ºano que concorreram ao Concurso das Ementas.
Este concurso decorre todos os anos e é dinamizado pelos professores de Ciências da Natureza.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Seleccionados 1ª fase Concurso Nacional de Leitura

50 alunos do 7º, 8º e 9º anos concorreram à primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, respondendo a trinta perguntas sobre cinco títulos diferentes.
Estes foram os alunos seleccionados para passar à segunda fase da concurso (fase distrital):
7ºB - Jéssica Chicote
8ºA - Maria Duarte
9ºE - Ricardo Santos

PARABÉNS!

Ficamos a aguardar informações sobre os títulos a ler para a segunda fase.

Mais informações sobre o concurso aqui.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Contos do Mago



A Paula Marreiro tem ido às bibliotecas escolares no âmbito do projecto PREAA (Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte).
Alunos do 2º e 3º ciclos têm ouvido histórias fantásticas com personagens como o Mago Zóico ou a Sereia Seixa do livro "Contos do Mago - narrativas e percursos geológicos".

clica na imagem para consultares o livro (também disponível na biblioteca)

Este projecto tem o livro como recurso pedagógico de base, editado pela Direcção Regional de Educação do Algarve e da autoria de Helena Tapadinhas.

O projecto está implementado nos jardins-de-infância e escolas do ensino básico e secundário do Algarve.

Para mais informações clica aqui.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Concurso "Eu conto um conto..."

Escolhe um dos 24 títulos disponíveis da colecção Clássicos Portugueses Contados à Crianças.
Lê-o e escreve um conto que dê seguimento à história.
Entrega o teu trabalho ao professor de Língua Portuguesa em Janeiro.

BOA SORTE!

Para mais informações consulta o site do PNL ou do jornal SOL, os dinamizadores deste concurso.

Concurso Nacional de Leitura



Estão já abertas as inscrições para a 1ªfase do Concurso Nacional de Leitura.

Lê as seguintes obras:
alunos do 7ºano
O Planeta Branco (Miguel Sousa Tavares)
O Cavaleiro da Dinamarca (Sophia de Mello Breyner)
alunos do 8ºano
O Cavaleiro da Dinamarca (Sophia de Mello Breyner)
A Lua de Joana (Maria Teresa Gonzalez)
alunos do 9ºano
Saga-Histórias da Terra e do Mar (Sophia de Mello Breyner)
O Velho e o Mar (Ernest Hemingway)

A 1ºfase realiza-se dia 12 de Janeiro, na Biblioteca Escolar.

CONCORRE!

Para mais informações consulta o site do PNL.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Anabela

A Anabela Correia, do 5ºJ, foi uma das "melhores leitoras" do mês de Outubro e escreveu um pequeno texto sobre as suas leituras:

"Eu gostei muito de ser uma das melhores leitoras do mês de Outubro.

Quando leio livros parece que estou no mundo da imaginação.

É por isso que eu somo leituras e divido emoções.

Gosto muito de ler livros de histórias, romances,...

Agora estou a ler um livro quando me deito, ou quando chego a casa. O livro chama-se As Gémeas no Colégio de Santa Clara.

E até agora é engraçado e interessante e estou a ler desde 5/11/10.

As gémeas fazem várias partidas."

Daniela

A Daniela Pinto, do 7ºG, escreveu o seguinte sobre o facto de ter sido a melhor leitora do mês de Outubro:

"Gosto de ler desde há muito tempo.
Os meus livros preferidos são os livros de aventuras, como o Harry Potter e o Bando dos Quatro.
Não tenho horas certas para ler.
Para ler costumo requisitar os livros na biblioteca mas, quando vejo um que gosto, costumo comprá-lo."

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Calendários 2011

Estão já à venda os calendários 2011 feitos com as ilustrações dos alunos de artes do 9ºB e 9ºC.
Podes encontrá-los na biblioteca e sala dos professores.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A visita dos alunos da EB1 Nº3




Alguns alunos da EB1 Nº3 visitaram a Feira do Livro.
Na biblioteca tiveram oportunidade de participar nos ateliês dinamizados pelas professoras Susana Mó e Lígia Duarte, professoras bibliotecárias.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Calendário 2011



As turmas 9ºB e 9ºC criaram as ilustrações para o calendário 2011 da biblioteca escolar. As ilustrações são baseadas em livros que os alunos escolheram na biblioteca.
O trabalho foi orientado pelos professores Pedro Domingues e Regina Barão, de EV.

Gosto muito de ler...

A Roisin, do 9ºB, foi uma das "melhores leitoras" do mês de Outubro e escreveu uma pequena crónica para o blogue:



Gosto muito de ler pois, assim, posso isolar-me do mundo entrando noutro. Prefiro ler a ver filmes, porque ao ler posso imaginar esse mundo ao meu gosto mas ao ver filmes não. Gosto de todos os tipos de livros: fantasia, romance, aventura, romance fantástico, etc.
Neste momento estou a ler um livro do tipo romance fantástico, chamado "A Filha dos Mundos".
Leio mais ou menos 2 horas por dia, e às vezes mais!

A Roisin com a amiga Sara.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quem quer ser bilionário??

Quem quer ser bilionário? foi o filme do mês de Outubro e a Sara, do 9ºC, fez este painel para publicitar o filme.

O filme conta a história de um jovem indiano de 18 anos, Jamal, que, na televisão, está prestes a ganhar um prémio de 20 milhões de rupias no programa "Quem quer ser milionário?". Ao longo do filme vais conhecendo a vida de Jamal, as aventuras com o seu irmão e o seu amor por Latika.

O filme foi realizado por Danny Boyle e ganhou dez óscares, incluindo o de melhor filme de 2009.

Podes ver aqui o trailer:

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Professores colaboradores




A professora Lurdes Catarina é uma das professoras colaboradoras da biblioteca.
À Terça de manhã põe todos os alunos a fazer colagens e pinturas.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mais voluntários




O Gonçalo e a Francisca ajudam às Sextas à tarde fazendo de tudo um pouco.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia das bibliotecas escolares

Outubro é o Mês das Bibliotecas Escolares e 25 de Outubro, o dia.
Festeja-se esta data segundo os princípios definidos pela International Association of School Librarianship.
m
DIVERSIDADE - é tudo o que nos diferencia de algo ou de outro...
DESAFIO - tarefa ou situação que testa habilidades...
RESILIÊNCIA - Capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo adaptar-se ou evoluir positivamente frente à situação.
m
Tudo isto numa biblioteca escolar!



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Alguns dos nossos voluntários


A Inês...

... e a Inês e a Maria.
Sem elas (e eles) não conseguiríamos dar conta do movimento na biblioteca.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Quantos miúdos cabem numa biblioteca?!?

Era assim o aspecto da biblioteca hoje, à hora de almoço:
cacifos cheios...

???...

fila no atendimento...


sofás insuficientes para tanta gente...

TV lotada...

computadores quase, quase lotados (sim, já estão a funcionar e já temos internet!)...

sala cheia de alunos... a estudar? Esperemos que sim!