terça-feira, 26 de abril de 2011

Vem Comemorar o 25 de Abril!

Para comemorar a data do 25 de Abril vai decorrer, durante esta primeira semana de aulas, o concurso "Vem Comemorar o 25 de Abril".
Funciona da seguinte maneira: deves inscrever-te na biblioteca dando o teu número de aluno; receberás no teu mail (mail da escola) um questionário com 32 perguntas sobre o tema do 25 de Abril; só tens de responder ao questionário clicando na hipótese que achas ser a correcta para cada uma das perguntas e enviá-lo.
Na semana seguinte receberás os resultados e saberás se foste o vencedor (ou um dos vencedores).
Este concurso destina-se aos alunos do 6º ano e foi organizado pelo grupo de HGP, estando a ser dinamizado pela professora Eunice Floza.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Entrega dos prémios aos concorrentes do Concurso Nacional de Leitura




Aproveitámos a presença do escritor Fábio Ventura e o facto de os seus livros fazerem tanto sucesso entre os alunos, para os usar como prémio para os alunos que foram a Faro participar no Concurso Nacional de Leitura.

O autor autografou (e desenhou) os livros, personalizando-os para cada um dos alunos.


Aqui a Maria (8ºA) a receber o prémio e o certificado das mãos da professora de Língua Portuguesa, professora Isabel Crispim.


E assim encerrámos a Semana da Leitura.

Boas férias a todos!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fábio Ventura- Orbias








O escritor Fábio Ventura esteve presente no auditório da escola para apresentar a sua obra, a colecção Orbias e falar um pouco sobre o que é a tarefa de escrever e como tem sido o seu percurso no mundo da literatura.


Assistiram às sessões as turmas 9ºA, 8ºB, 9ºE, 8ºD, 8ºA e 8ºE.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Entrega dos prémios Concurso "Eu conto um conto..."


Na Semana da Leitura aproveitámos para entregar os prémios aos concorrentes do concurso "Quem conta um conto...", promovido pelo PNL e pelo Jornal Sol.

Os resultados foram os seguintes:

1º classificado - Gabriel Almeida (5ºD)

2º classificado - Gonçalo Ribeiro (6ºG)

3º classificado - Amy Cowan (6ºD)

menções honrosas:

Miriam Freitas (6ºD)

Mónica Sousa (5ºF)

Cátia Galhardas (6ºD)

Mariana Galego (5ºD)


Aqui estão alguns dos alunos participantes a receber o prémio da professora Ana Cerol, professora de Língua Portuguesa:


Cátia


Amy


Gonçalo


Miriam

O primeiro lugar do concurso



E o trabalho vencedor, aquele que foi enviado para participar no concurso a nível nacional, foi o do aluno Gabriel, do 5ºD que aqui, ao lado da sua colega Mariana que ganhou uma Menção Honrosa, recebe o prémio das mãos da professora de Língua Portuguesa, Filomena Romão.

Contos do Mundo




Os alunos estrangeiros que integram as turmas 5ºJ, 5ºA, 5ºD, 5ºH, 6ºD e 6ºG, explicaram aos colegas algumas tradições dos seus países. Alguns leram um conto ou poemas e outros ensinaram como se escreve e como se diz na sua língua materna "Olá", "Como estás?", "Obrigada".

terça-feira, 5 de abril de 2011

Concurso Nacional de Leitura - 2ª fase


A Maria (8ºA), o Ricardo (9ºE) e a Jéssica (7ºB) foram a Faro, à Biblioteca Municipal, para participar, em conjunto com outros alunos do Algarve, na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura, a fase distrital.

Para isso tiveram de ler e estudar duas obras - "O Senhor Valéry", de Gonçalo M. Tavares e "Os da Minha Rua", de Ondjaki.

Não foi fácil e implicou muito trabalho, mas todos eles estiveram à altura da tarefa.




A Maria passou mesmo à final, ficando entre os cinco finalistas (os cinco melhores a nível do Algarve). Teve de prestar provas orais, incluindo a leitura de um texto.
O percurso dos três alunos acabou nesta 2ª fase mas todos eles estão de parabéns!

Pedro Ribeiro







O professor Pedro Ribeiro, professor de Ciências Físico-Químicas e autor do livro "A noite e o sobressalto", falou com os alunos das turmas 8ºC e 7ºB sobre a sua experiência de
escrita e sobre o seu primeiro livro. O conto "O viajante" foi o escolhido pelas turmas como leitura prévia a este encontro.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Jornal de Letras

Na nova edição do Jornal de Letras - já disponível na sala dos professores - entrevista e crítica ao novo romance de Lídia Jorge; artigos sobre Mia Couto, António Pinho Vargas, sobre a situação do teatro em Portugal e mais...

Para a Semana da Leitura - Fábio Ventura

Fábio Miguel Ventura nasceu em 1986, em Portimão, terra onde cresceu. Licenciou-se em 2008 em Ciências de Comunicação pela universidade do Algarve. O gosto pelo fantástico e pela escrita levaram-no a enveredar por esta áres. Orbias é a sua primeira obra.



Orbias-As Guerreiras da Deusa é o primeiro volume da saga. O segundo volume da série, Orbias-O Demónio Branco vem dar continuidade à história iniciada no primeiro livro. A saga insere-se no universo do Fantástico Urbano.



O autor tem página no facebook e um blogue da sua autoria.


Vai estar presente no auditório da escola durante a Semana da Leitura - dia 7 de Abril (Quinta), às 9.00 e às 10.15. Terá os seus livros à venda, autografados.


Podes ainda conhecer os seus livros indo à biblioteca, temos um exemplar de cada.



Vê aqui o vídeo promocional da sua obra:

quinta-feira, 31 de março de 2011

Semana da Cor




Durante a Semana da Cor também a biblioteca esteve bem florida e colorida.

Agradecemos aos professores de EVT!

Semana da Leitura


A Semana da Leitura decorre entre 4 e 8 de Abril com o tema "Circuitos da Leitura".


A biblioteca promove um concurso de leitura "Viaja com os Livros": concurso para os alunos -de Segunda a Quinta feira, no início das aulas, os professores lerão à turma um texto diferente para cada dia. Os excertos lidos pertencem a livros que estão na biblioteca e que falam de viagens. Só tens de dirigir-te à biblioteca, descobrir o livro e preencher o cupão de resposta para participar. concurso para os professores - os excertos irão sendo deixados na sala dos professores. Pertencem também a livros que falam de viagens e que existem na biblioteca. Os cupões para as respostas estarão disponíveis na sala dos professores.


Contos do Mundo - dando continuidade ao projecto do ano anterior, os alunos estrangeiros partilharão as tradições dos seus países com outros colegas. Terão oportunidade de aprender algumas palavras novas! Participam as turmas do 2ºciclo que se encontrarão na biblioteca no dia 6, Quarta feira.


Outras actividades abaixo descritas.

Semana da Leitura - Terça, dia 5

O nosso colega Pedro Ribeiro falará do seu livro "A Noite e o Sobressalto" com algumas turmas do 3ºciclo.

Semana da Leitura - Terça, dia 5

Deslocação dos três alunos do 3ºciclo, apurados na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, à Biblioteca Municipal de Faro, para participar na 2ª fase do concurso - fase distrital

Semana da Leitura - Quarta, dia 6

Paralelamente à actividade Contos do Mundo serão entregues, aos alunos do 2ºciclo, os prémios referentes à participação na 1ª fase do concurso "Quem conta um conto...", concurso promovido pelo jornal Sol e PNL.

Semana da Leitura - Quinta, dia 7

O escritor Fábio Ventura virá ao auditório da escola para falar com os alunos do 3ºciclo sobre os seus livros da colecção Orbia - "As Guerreiras da Deusa" e "O Demónio Branco"

quarta-feira, 30 de março de 2011

AMI


Tivemos na nossa escola a presença da engenhiera Edite Reis, voluntária da AMI que explicou como funcionava a organização e em que género de projectos se envolve.


Assistiram à palestra os alunos do 9ºA, 9ºB, 9ºD e 9ºF (89 alunos).

terça-feira, 29 de março de 2011

A ajuda da professora Lurdes Catarino


A professora Lurdes Catarino teve a ajuda de vários alunos para acabar de pintar os mapas para a actividade dos Contos do Mundo, que vai acontecer, na Semana da Leitura, nas bibliotecas do 1ºciclo.

Professora Maria Dias na biblioteca


Um grupo de alunos na biblioteca, com a professora maria Dias, pesquisa sites oficiais recolhendo informação sobre espécies em extinção. Objectivo - criar um livro sobre o assunto para oferecer à biblioteca.