E já que estamos numa de festejar as bibliotecas escolares fica aqui uma apresentação das 4 bibliotecas que, actualmente, integram o nosso agrupamento (clica na imagem para conseguires aceder à apresentação).
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
5ºA
6ºB
6ºF
7ºC
7ºE
7ºH
No dia aberto da biblioteca, para comemorar o "Dia Internacional das Bibliotecas Escolares"!
Estamos à caça da melhor fotografia que os repórteres fotográficos das turmas que por lá passaram registaram.
E da melhor filmagem e do melhor slogan e do melhor logótipo...
Durante a semana vamos ter mais turmas.
Etiquetas:
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
Um Dia na Biblioteca!
Etiquetas:
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
É já na próxima segunda feira
É já no próximo dia 22 de outubro que as nossas bibliotecas vão festejar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
Com a atividade "Um Dia na Biblioteca" vai-te ser possível usar a biblioteca de um modo autónomo, experimentando atividades que não costumas experimentar, como gravares uma entrevista a um colega, fazeres uma reportagem fotográfica, criares um slogan para a biblioteca...
Aparece!
Etiquetas:
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Melhores frases sobre a Biblioteca
Os alunos dos 5ºanos escreveram várias frases sobre a biblioteca da escola.
Estas foram as escolhidas (todas as frases serão expostas na biblioteca durante a semana do "Dia Internacional das Bibliotecas Escolares"):
Vamos à Biblioteca
Para melhor a conhecer
É sempre uma descoberta
Que nos vai enriquecer.
Tantas actividades e livros
Para nos divertir e entreter
Bons momentos vividos
Se gostares de aprender.
Ana Martins, 5ºF
Bonito poema vou fazer para a Biblioteca conseguir brilhar
Investigações para fazer
Barulho não existe para conseguir aprender
Livros aos montes, tudo pode acontecer
Imaginação dentro das páginas e um mundo de fantasia
Orgulho de saber ler, todos gostam de aprender
Teclados para clicar e opções interativas para estudar
Estudar sem conversas, rodeado de amigos
Contribuir para a Biblioteca é um ato especial
A melhor Biblioteca do universo.
Inês Carvalho, 5ºF
Estas foram as escolhidas (todas as frases serão expostas na biblioteca durante a semana do "Dia Internacional das Bibliotecas Escolares"):
A biblioteca é um espaço onde a nossa imaginação acontece, podemos recuar no tempo (como se fossemos guerreiros ou então pré-históricos) e podemos avançar no tempo (indo para a era dos carros voadores e muitas outras coisas).
Lucas Costa, 5ºB
A biblioteca é um mar de informação e de conhecimentos, há livros para todas as idades e todas as nacionalidades.
Alexandre Soares, 5ºB
A biblioteca é um sítio muito divertido, é um lugar encantador!
Podemos ler, aprender com as enciclopédias, pesquisar trabalhos no computador, estudar, trabalhar, ver filmes… É um local onde podemos estar quando queremos.
Ana Rita
Catarina Freitas
5ºC
A biblioteca serve para estudar, requisitar livros e DVDs. Também há computadores onde podemos fazer pesquisas, mas só com uma senha que nos dão. Como a biblioteca tem muitos livros, torna-se difícil encontrar os livros que procuramos, então há um computador que serve para procurar livros, como funciona: escrevemos o nome do livro e aparece se a biblioteca o tem.
Alexandra Teixeira, 5ºE
Para mim a biblioteca é um sítio muito agradável, onde podemos ler, ver filmes e ir aos computadores.
Lá as senhoras da recepção são muitíssimo simpáticas e na biblioteca podemos relaxar e ler um livro ou simplesmente sentarmo-nos e descansar a cabeça.
Eu acho que a biblioteca é um dos sítios mais agradáveis da escola e sempre que puder procuro ir lá relaxar um bocadinho.
Carolina Galvão 5ºE
Vamos à Biblioteca
Para melhor a conhecer
É sempre uma descoberta
Que nos vai enriquecer.
Tantas actividades e livros
Para nos divertir e entreter
Bons momentos vividos
Se gostares de aprender.
Ana Martins, 5ºF
A Biblioteca tem livros para todos os gostos, idades e até livros para estudarmos; mas estas frases não são suficientes para esclarecer as minhas palavras, para as poder esclarecer era preciso escrever um livro inteirinho para expor na própria Biblioteca.
Bárbara Carvalho, 5ºF
Bonito poema vou fazer para a Biblioteca conseguir brilhar
Investigações para fazer
Barulho não existe para conseguir aprender
Livros aos montes, tudo pode acontecer
Imaginação dentro das páginas e um mundo de fantasia
Orgulho de saber ler, todos gostam de aprender
Teclados para clicar e opções interativas para estudar
Estudar sem conversas, rodeado de amigos
Contribuir para a Biblioteca é um ato especial
A melhor Biblioteca do universo.
Inês Carvalho, 5ºF
Na Biblioteca eu vou entrar e silêncio eu irei escutar; vou-me sentar e irei procurar o livro que me apetece explorar; quando terminar, levanto-me sem falar e a cadeira não irei arrastar, para os meus colegas não perturbar.
Beatriz Amores, 5ºH
Eu adoro a Biblioteca, porque posso fazer muitas coisas, tais como: ver filmes, ler um livro, estudar e utilizar os computadores; a Biblioteca é como se fosse um livro com muitas páginas, que nos ensina, diverte e ajuda.
Íris, 5ºH
A Biblioteca é um lugar onde podemos aprender a ler melhor e podemos também ver filmes em Inglês para aprendermos esta língua; podemos também fazer jogos interessantes, usar o computador e ir ao avelagos.net (que é o meu sítio favorito); também gosto muito das funcionárias da Biblioteca, porque elas ajudam-me a ser melhor.
Watsom, 5ºI
A Biblioteca é um sítio onde podemos estudar, ler, requisitar livros ou filmes, navegar na internet e ver filmes na televisão. Não devemos fazer barulho na Biblioteca.
João, 5ºI
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
O teu animal é fotogénico??
Se o teu animal de estimação é mais fotogénico que tu :) envia uma fotografia para o mail da biblioteca.
Se achas que são os dois fotogénicos (animal e dono) envia uma fotografia tua com o teu animal de estimação.
Entre o Dia do Animal e o Dia Internacional dos Direitos dos Animais vamos enviar as fotografias dos nossos animais de estimação.
No início de dezembro as fotografias serão expostas e haverá uma votação "pública" para, no dia 10 de dezembro, serem anunciados os vencedores!
Se achas que são os dois fotogénicos (animal e dono) envia uma fotografia tua com o teu animal de estimação.
Entre o Dia do Animal e o Dia Internacional dos Direitos dos Animais vamos enviar as fotografias dos nossos animais de estimação.
No início de dezembro as fotografias serão expostas e haverá uma votação "pública" para, no dia 10 de dezembro, serem anunciados os vencedores!
Concorre!
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Bem-vindos 5º anos!
E mais um ano se iniciou na biblioteca da Tecnopólis.
Os meninos do 5º ano já visitaram a biblioteca e aprenderam as regras e como encontrar o livro que querem. Fizeram um peddy paper e, já agora, pomos aqui as equipas vencedoras:
5ºA - "As gatinhas"
5ºB - "Os bastonetes"
5ºC - "Grupo de leitura" (Duarte)
5ºD - "Portugal"
5ºE - "Meninas e um menino"
5ºF - "6 em ação"
5ºG - "Silicone"
5ºH - "Monsters"
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Pinturas renascentistas do 8ºE
O 8ºE e a professora Mara fizeram estes trabalhos em Educação Visual. São recriações de pinturas renascentistas. Podes vê-los expostos, até ao final desta semana, na biblioteca.
Consulta o catálogo para fazeres a correspondência entre o trabalho e a pintura original.
Consulta o catálogo para fazeres a correspondência entre o trabalho e a pintura original.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Diários Gráficos em exposição
A exposição "Viajando em Cadernos" resulta de uma atividade que envolveu as turmas do 9ºano de artes da Tecnopolis e as turmas de artes do 10º, 11º e 12º da Secundária Júlio Dantas.
Nesta exposição podes ver os diários gráficos dos alunos com registos baseados numa lista de temas dada pelos professores - encontras essa lista na exposição e podes experimentar fazer, também tu, um desenho que tenha a ver com um dos temas dados.
Podes concorrer ao concurso com o teu desenho ou deixar uma opinião sobre o que mais gostaste na exposição.
Os diários estão na biblioteca escolar até ao próximo dia 6!
Etiquetas:
Desenho,
Diários Gráficos,
Exposições
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Dia de África na biblioteca
Exposição de trabalhos dos alunos (Departamento de Ciências Sociais e Humanidades) e destaques no Dia de África e durante a semana seguinte.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
O Rapaz Que Prendeu o Vento - destaque para o Dia de África
No próximo dia 25, sexta feira, celebra-se na nossa escola o Dia de África.
Como destaque da biblioteca fica um novo livro, história verdadeira escrita por um rapaz africano. Lê o resumo e vê uma entrevista com o autor.
O livro está já disponível para requisição na biblioteca!
Resumo:
William Kamkwamba nasceu no Malawi, onde vivia na mais absoluta pobreza e, aos 13 anos, teve de abandonar a escola por falta de meios. Mas isso não refreou o seu optimismo nem a sua vontade de aprender e, graças a uma biblioteca escolar, continuou a acompanhar as matérias escolares. Um dia descobriu um livro que mudaria por completo a sua vida e que explicava o funcionamento dos moinhos de vento. Utilizando materiais improvisados, muitas vezes recolhidos em sucatas, William conseguiu montar dois moinhos de vento e, assim, fornecer energia eléctrica e água à sua pequena comunidade.
segunda-feira, 7 de maio de 2012
te.Atrito e o Varredor de Marés
"Era uma vez um Mar tão grande, tão grande, mas tão grande, que era de toda a gente, de todos os peixes e de todas as algas. Um dia, alguém disse: "O Mar é meu e por isso posso fazer tudo o que quiser". Esse alguém (que era muita gente) apa...nhou demasiados peixes, e usava o Mar como se de um grande caixote do lixo se tratasse". Dois atores, música, um mar de pano, juntam-se num espetáculo sem palavras. Os te-Atrito, um grupo de teatro profissional de Faro, novamente na nossa escola (através de um protocolo com a DREAlg) apresentou a peça "O Varredor de Marés".
Assistiram as turmas 5ºD, 5ºJ e 6ºD.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Jorge Serafim
Uma manhã muito divertida com o contador de histórias Jorge Serafim.
Assistiram as turmas 7ºH, 8ºB, 8ºF, LPNM, 5ºA, 5ºG, 6ºG, 6ºJ e 6ºE.
(atividade de protocolo com a DREAlg)
terça-feira, 24 de abril de 2012
Afonso Dias
Para os 9ºanos (A e D) e turmas dos CEF Bar e Mesa, o Afonso Dias, mais uma vez entre nós, a declamar poesia e a referir Zeca Afonso, nesta véspera de 25 de abril.
(atividade realizada através de protocolo com a DREAlg)
(atividade realizada através de protocolo com a DREAlg)
quarta-feira, 18 de abril de 2012
2ª fase Concurso Nacional de Leitura
Lá fomos, novamente, à fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, com a Maria (9ºA), o Bruno e a Olívia (7ºF). O Concurso realizou-se na Biblioteca municipal de Olhão e, para a deslocação, a Câmara de Lagos disponibilizou um carro. Acompanhou-nos a Drª Manuela Rodrigues da Biblioteca Municipal de Lagos.
quarta-feira, 21 de março de 2012
Poesia visual
Dia Mundial da Poesia 2012!!
E que tal fazermos uma coisa diferente??
Diz-se que a poesia visual surgiu três séculos antes de Cristo.
Não é difícil - escolhe um poema (ou cria o teu próprio poema), curtinho. Depois desenha as letras, as frases, criando as formas que o poema te sugere. Dá largas à tua imaginação!
sexta-feira, 16 de março de 2012
Ateliê de escrita criativa com o 5ºA
Mais um ateliê de escrita criativa deste Mês da Leitura, desta vez com o 5ºA.
Vê aqui as histórias criadas pelos alunos:
Etiquetas:
Ateliês,
Escrita Criativa,
Mês da Leitura
Subscrever:
Mensagens (Atom)
.bmp)
























