terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Concurso "Eu conto um conto..."

Escolhe um dos 24 títulos disponíveis da colecção Clássicos Portugueses Contados à Crianças.
Lê-o e escreve um conto que dê seguimento à história.
Entrega o teu trabalho ao professor de Língua Portuguesa em Janeiro.

BOA SORTE!

Para mais informações consulta o site do PNL ou do jornal SOL, os dinamizadores deste concurso.

Concurso Nacional de Leitura



Estão já abertas as inscrições para a 1ªfase do Concurso Nacional de Leitura.

Lê as seguintes obras:
alunos do 7ºano
O Planeta Branco (Miguel Sousa Tavares)
O Cavaleiro da Dinamarca (Sophia de Mello Breyner)
alunos do 8ºano
O Cavaleiro da Dinamarca (Sophia de Mello Breyner)
A Lua de Joana (Maria Teresa Gonzalez)
alunos do 9ºano
Saga-Histórias da Terra e do Mar (Sophia de Mello Breyner)
O Velho e o Mar (Ernest Hemingway)

A 1ºfase realiza-se dia 12 de Janeiro, na Biblioteca Escolar.

CONCORRE!

Para mais informações consulta o site do PNL.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Anabela

A Anabela Correia, do 5ºJ, foi uma das "melhores leitoras" do mês de Outubro e escreveu um pequeno texto sobre as suas leituras:

"Eu gostei muito de ser uma das melhores leitoras do mês de Outubro.

Quando leio livros parece que estou no mundo da imaginação.

É por isso que eu somo leituras e divido emoções.

Gosto muito de ler livros de histórias, romances,...

Agora estou a ler um livro quando me deito, ou quando chego a casa. O livro chama-se As Gémeas no Colégio de Santa Clara.

E até agora é engraçado e interessante e estou a ler desde 5/11/10.

As gémeas fazem várias partidas."

Daniela

A Daniela Pinto, do 7ºG, escreveu o seguinte sobre o facto de ter sido a melhor leitora do mês de Outubro:

"Gosto de ler desde há muito tempo.
Os meus livros preferidos são os livros de aventuras, como o Harry Potter e o Bando dos Quatro.
Não tenho horas certas para ler.
Para ler costumo requisitar os livros na biblioteca mas, quando vejo um que gosto, costumo comprá-lo."

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Calendários 2011

Estão já à venda os calendários 2011 feitos com as ilustrações dos alunos de artes do 9ºB e 9ºC.
Podes encontrá-los na biblioteca e sala dos professores.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A visita dos alunos da EB1 Nº3




Alguns alunos da EB1 Nº3 visitaram a Feira do Livro.
Na biblioteca tiveram oportunidade de participar nos ateliês dinamizados pelas professoras Susana Mó e Lígia Duarte, professoras bibliotecárias.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Calendário 2011



As turmas 9ºB e 9ºC criaram as ilustrações para o calendário 2011 da biblioteca escolar. As ilustrações são baseadas em livros que os alunos escolheram na biblioteca.
O trabalho foi orientado pelos professores Pedro Domingues e Regina Barão, de EV.

Gosto muito de ler...

A Roisin, do 9ºB, foi uma das "melhores leitoras" do mês de Outubro e escreveu uma pequena crónica para o blogue:



Gosto muito de ler pois, assim, posso isolar-me do mundo entrando noutro. Prefiro ler a ver filmes, porque ao ler posso imaginar esse mundo ao meu gosto mas ao ver filmes não. Gosto de todos os tipos de livros: fantasia, romance, aventura, romance fantástico, etc.
Neste momento estou a ler um livro do tipo romance fantástico, chamado "A Filha dos Mundos".
Leio mais ou menos 2 horas por dia, e às vezes mais!

A Roisin com a amiga Sara.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quem quer ser bilionário??

Quem quer ser bilionário? foi o filme do mês de Outubro e a Sara, do 9ºC, fez este painel para publicitar o filme.

O filme conta a história de um jovem indiano de 18 anos, Jamal, que, na televisão, está prestes a ganhar um prémio de 20 milhões de rupias no programa "Quem quer ser milionário?". Ao longo do filme vais conhecendo a vida de Jamal, as aventuras com o seu irmão e o seu amor por Latika.

O filme foi realizado por Danny Boyle e ganhou dez óscares, incluindo o de melhor filme de 2009.

Podes ver aqui o trailer:

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Professores colaboradores




A professora Lurdes Catarina é uma das professoras colaboradoras da biblioteca.
À Terça de manhã põe todos os alunos a fazer colagens e pinturas.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mais voluntários




O Gonçalo e a Francisca ajudam às Sextas à tarde fazendo de tudo um pouco.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia das bibliotecas escolares

Outubro é o Mês das Bibliotecas Escolares e 25 de Outubro, o dia.
Festeja-se esta data segundo os princípios definidos pela International Association of School Librarianship.
m
DIVERSIDADE - é tudo o que nos diferencia de algo ou de outro...
DESAFIO - tarefa ou situação que testa habilidades...
RESILIÊNCIA - Capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo adaptar-se ou evoluir positivamente frente à situação.
m
Tudo isto numa biblioteca escolar!



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Alguns dos nossos voluntários


A Inês...

... e a Inês e a Maria.
Sem elas (e eles) não conseguiríamos dar conta do movimento na biblioteca.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Quantos miúdos cabem numa biblioteca?!?

Era assim o aspecto da biblioteca hoje, à hora de almoço:
cacifos cheios...

???...

fila no atendimento...


sofás insuficientes para tanta gente...

TV lotada...

computadores quase, quase lotados (sim, já estão a funcionar e já temos internet!)...

sala cheia de alunos... a estudar? Esperemos que sim!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Exposição Centenário da República





Espreita os paineis informativos sobre o Centenário da República - exposição nas bibliotecas escolares.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Primeiras visitas dos 5º anos




Os alunos dos 5º anos foram conhecer a biblioteca escolar.
Depois de fazer um peddy-paper pela zona dos livros e de aprender as várias regras de pesquisa dos assuntos receberam o livro de oferta do PNL.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O novo espaço




O novo espaço da biblioteca escolar na nova escola Tecnopólis já está organizado.
O espaço é maior do que o anterior e temos mais lugares para estudar e mais 4 computadores (passamos a ter 12). Vamos ter também um quadro interactivo.
Agora só falta mesmo ligar os computadores e pôr a Internet a funcionar!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Antes do início das aulas

Foi feito um esforço enorme, por parte da equipa da biblioteca para que esta ficasse pronta para o primeiro dia de aulas!

domingo, 12 de setembro de 2010

Biblioteca velha Biblioteca nova


Adeus Biblioteca velha...

... olá Biblioteca nova!
Amanhã, primeiro dia do novo ano lectivo (2010/2011), mostraremos o novo espaço.