quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Cem anos de Miguel Torga

De seu nome completo Adolfo Correia da Rocha, adoptou o pseudónimo de Miguel Torga porque, segundo ele:

"eu sou quem sou. Torga é uma planta transmontana, urze campestre, cor de vinho, com as raízes muito agarradas e duras, metidas entre as rochas. Assim como eu sou duro e tenho raizes em rochas duras, rígidas."

Miguel Torga nasceu em São Martinho de Anta, Vila Real, a 12 de Agosto de 1907 e morreu em Coimbra, a 17 de Janeiro de 1995. Foi um dos mais importantes escritores portugueses do séc.XX.

Filho de gente humilde do campo, frequentou brevemente o seminário e emigrou para o Brasil em 1920, com doze anos, para trabalhar na fazenda do tio, na cultura do café. O tio, apercebendo-se da sua inteligência, patrocina-lhe os estudos. Distingue-se como um aluno dotado. Em 1925 regressa a Portugal onde, em 1928, entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e publica o seu primeiro livro, "Ansiedade", de poesia.

É em Coimbra que exerce a sua profissão de médico, a partir de 1939, e onde escreve a maioria dos seus livros.

As terras agrestes tramsmontanas, de onde era originário, são pano de fundo da maior parte da sua obra.

Escrito em 1940, Bichos é um clássico da literatura portuguesa.

Fala de animais com sentir humano ou seres humanos vestidos de animais. Ou uma irmandade de animais e homens. O cão Nero, o galo Tenório, o jerico Morgado, o Ladino, o Ramiro.

Amanhã, dia 26 de Outubro o contador António Simão vem , da parte da Biblioteca Municipal, à nossa escola apresentar os "Bichos" à turma 9ºA.
Estará na Biblioteca Escolar às 10.15h.

Sem comentários: