segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Escritor do mês

Iniciamos o ano com uma nova actividade que se estende a todas as Bibliotecas do Agrupamento, o Escritor do Mês.
Para este mês de Janeiro escolhemos o escritor António Torrado que é o escritor escolhido para a 5ª edição do Concurso Leitor/Escritor.
Aqui fica a sua biografia:

BIOGRAFIA

António Torrado nasceu em Lisboa (1939) tendo raízes familiares na Beira Baixa. Além de poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação é um excelente contador de histórias.

Foi também jornalista, editor, professor, produtor principal e chefe do Departamento de Programas Infantis da RTP.

Começou a publicar aos 18 anos. Já escreveu mais de 120 livros, a maior parte dos quais para crianças tendo recebido vários prémios, em 1988 recebeu o prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças, em 1974 e em 1996 livros seus foram incluídos na lista de Honra do IBBY—International Board of Books for Young People.

Formou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário tendo sido afastado do ensino por motivos políticos.

É membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Autores e da Associação Internacional de Críticos Literários, Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema e dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa.

retirada do sítio:
www.nonio.uminho.pt/netescrita/pt/autores

Sem comentários: