quarta-feira, 30 de abril de 2008

V Festival dos Descobrimentos

Na véspera das comemorações do V Festival do Descobrimentos que, este ano, tem como tema "Lagos na rota de Vasco da Gama para a Índia", deixamos aqui um pequeno apontamento histórico:

O projecto para o caminho marítimo para a Índia foi delineado por D.João II, que desejava o domínio das rotas comerciais e a expansão do reino de Portugal, que se transformara já num Império.
As especiarias eram consideradas o "ouro da Índia". A canela, o gengibre e a pimenta eram produtos difíceis de obter pois o seu transporte dependia de demoradas e perigosas caravanas comandadas por experientes mercadores.
O estabelecimento de uma rota marítima permitiria a Portugal ligar directamente as regiões produtoras de especiarias aos seus mercados na Europa, facilitando o acesso aos produtos provenientes da Ásia,

Mas foi D.Manuel I, o sucessor de D.João II, que iria designar Vasco da Gama para esta expedição.

Vasco da Gama

Vasco da Gama (Sines 1469-Cochim, Índia, 24 de Dezembro de 1524) zarpou do rio Tejo, Lisboa, a 8 de Julho de 1497, rumo à Índia, comandando cento e cinquenta homens distribuídos por quatro embarcações.

caminho percorrido pela expedição (a preto)

Após inúmeras aventuras avista, a 17 de Abril de 1498, Calecute, cidade na costa ocidental da Índia. Estava estabelecida a rota no Oceano Índico, Vasco da Gama fora o primeiro europeu a chegar à Índia por via marítima.
D. Manuel I nomeou-o almirante-mor das Índias recompensando-o pelo seu glorioso feito.


Encontro entre Vasco da Gama e o samorim da Calecute

Como resultado das negociações entre Vasco da Gama e o "samorim" (soberano de Calecute) resulta uma carta comprovativa do encontro em que este último diz:

"Vasco da Gama, fidalgo da vossa casa, veio à minha terra, com o que eu folguei. Em minha terra, há muita canela e muito cravo e gengibre e pimenta e muitas pedras preciosas. E o que quero da tua é ouro e prata e coral e escarlata."

informação e imagens retiradas de www.wikipédia.com

Sem comentários: