terça-feira, 13 de outubro de 2009

A 1ª visita à biblioteca

"Dantes os meninos iam à escola com uma pedra não de atirar mas de escrever. Em linguagem de trazer ao domingo dizia-se ardósia ou lousa. Os lápis de escrever nessa pedra eram também de pedra e de duas qualidades: brandos, pareciam de leite, ou ríspidos que até a gente ficava arrepiada com pele de galinha (...)
Agora os meninos já não sabem o que são ardósias nem cadernos de duas linhas nem canetas com aparo, mesmo lápis acho que já nem usam, nem sequer borrachas. Ah, as borrachas! Havia algumas tão saborosas que, de dentada em dentada, às tantas a gente tinha-a comido toda!
Agora os meninos têm computadores na escola, em vez de fazer cópia de língua traçada, a apurar-se na letra, os meninos escrevem no computador. Já não são gabados por ter letra bonita, que a caligrafia é obra do computador, e também já não se ralam com os erros, faz de conta que foi o computador que os deu." (Teresa Rita Lopes - Jogos versos e redacções)

E foi com esta história que os meninos do 5ºano foram recebidos na sua primeira visita à biblioteca.

Depois de aprenderem como funcionava a biblioteca fizeram uma sopa de letras e leram bocadinhos das histórias dos livros novos que receberam do Plano Nacional de Leitura.

E assim começou o ano de 2009/2010!

A professora Ana Ribeiro foi a dinamizadora desta actividade.

Sem comentários: