domingo, 31 de janeiro de 2010

Comemora-se este ano os Cem Anos da República (1910-2010).
As comemorações do Centenário da República iniciaram-se hoje, dia 31 de Janeiro de 2010, na cidade do Porto.

E porquê nesta data e nesta cidade?

Porque a Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910 não aconteceu sem mais nem menos, mas foi antecedida por um turbilhão de pequenos e grandes acontecimentos que foram minando a já decadente Monarquia.

A primeira revolta republicana acontece efectivamente no Porto, no dia 31 de Janeiro de 1891.
Aproveitando o descontentamento que varria o país após o humilhante recuo do rei D. Carlos perante os ingleses, no desfecho da crise do Mapa Cor-de-Rosa (1890), em frente à antiga Câmara Municipal do Porto um grupo de revoltosos aclama um "governo provisório" e faz flutuar nos ares uma bandeira vermelha e verde.
A "1º República" foi efémera e acabou de forma trágica: uma forte carga de artilharia da Guarda Municipal, fiel à Monarquia, afastou os revoltosos provocando mortos e feridos. Os principais cabecilhas da revolta foram julgados e presos.
Esta revolta republicana do Porto não vingou mas deixou as sementes que germinariam uma década depois e conduziriam ao fim da velha Monarquia Portuguesa.


Para comemorar os cem anos da República foi criada uma Comissão e um site que nos fornece informação e materiais sobre o tema:

Consulta aqui o site das Comemorações do Centenário da República.

Sem comentários: