segunda-feira, 1 de março de 2010

Concurso

Para celebrar a leitura nesta Semana da Leitura a biblioteca lançou um concurso para professores e alunos.
Foram escolhidos 3 livros para cada um dos dias da semana, um para o 2ºciclo, outro para o 3ºciclo e ainda outro para os professores.
Todos os dias é apresentado um excerto da 1ª página de cada um dos livros. Depois, é só adivinhar.
Ficam aqui os excertos apresentados hoje, Segunda-feira, o primeiro dia da Semana da Leitura:

2ºciclo:
"Era uma vez uma casa branca nas dunas, voltada para o mar. Tinha uma porta, sete janelas e uma varanda de madeira pintada de verde. Em roda da casa havia um jardim de areia onde cresciam lírios brancos e uma planta que dava flores brancas, amarelas e roxas.
Nessa casa morava um rapazito que passava os dias a morar na praia."

3ºciclo:
"Era um velho que pescava sozinho num esquife na Corrente do Golfo e saíra havia já por oitenta e quatro dias sem apanhar um peixe. Nos primeiros quarenta dias um rapaz fora com ele. Mas, após quarenta dias sem um peixe, os pais do rapaz disseram a este que o velho estava definitivamente salao, o que é a pior forma de azar, e o rapaz fora por ordem deles para outro barco que na primeira semana logo apanhou três belos peixes."

Professores:
"Depois das coisas acontecerem, é quase irressitível reflectir sobre o que teria sido a vida se se tem feito diferente. Se soubesse o que o destino lhe reservava nos próximos tempos, talvez Luís Bernardo Valença nunca tivesse apanhado o comboio, naquela chuvosa manhã de Dezembro de 1905, na estação do Barreiro."

Sem comentários: