sexta-feira, 5 de março de 2010

Último dia, último concurso

2ºciclo
"Quando o autocarro fez uma paragem brusca ouviu-se um grito agudo lá atrás:
- Aiii!
Toda a gente se voltou em sobressalto. As gémeas, que iam sentadas, levantaram-se a tempo de verem uma rapariga, de olhos esbugalhados e baba ao canto da boca, ficar rígida como uma estátua. Logo a seguir perdeu os sentidos, (...)"

3ºciclo
"Lisboa, 28 de Agosto de 1992
Querida Marta,
Demorei muito para me resolver, o que não era costume. Para dizer a verdade, não sabia o que fazer. Precisava de desabafar, tentar compreender tudo o que aconteceu e, como foste sempre a minha única confidente...Não fazia sentido escrever um diário, pois dava-me a sensação de estar sempre a escrever para mim própria, o que acho um bocado estranho."

Professores
"Sr. Redactor do Diário de Notícias
Venho pôr nas suas mãos a narração de um caso verdadeiramente extraordinário, em que intervim como facultativo, pedindo-lhe que, pelo modo que entender mais adequado, publique na sua folha a substância, pelo menos, do que vou expor.
Os sucessos a que me refiro são tão graves, cerca-os um tal mistério, envolve-os uma tal aparência de crime que a publicidade do que se passou por mim torna-se importantíssima como chave única para a desencerração de um drama que suponho terrível conquanto não conheça dele senão um só acto e ignore inteiramente quais foram as cenas precedentes e quais tenham de ser as últimas."

Sem comentários: