quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Na Quarta feira dia 5 de Março


"Em Janeiro de 1593 largava de Cochim a nau Santo Alberto em viagem de retorno para o reino. A derrota marítima ficaria marcada pelo naufrágio na costa da Cafraria, expressão que designava os litorais do sudeste africano na documentação da época. Aos náufragos salvos das águas esperava uma longa e difícil travessia de territórios estranhos até chegarem à baía de Lourenço Marques, onde se localizava o Reino de Inhaca, parceiro comercial dos portugueses no comércio do marfim (...).
O relato desta viagem por mar e terra foi escrito por um sobrevivente anónimo, um "curioso" viajante a bordo da nau, que redigiu um verdadeiro roteiro das terras e povos de África do sudeste. Este manuscrito é agora transcrito e publicado na íntegra e acompanhado por um estudo introdutório no qual a autora procede à contextualização histórica e sugere algumas linhas de leitura do documento."

na contracapa do livro
"O Naufrágio da Nau Santo Alberto - Discurso de um manuscrito anónimo"

Este livro, escrito pela professora Glória Paula, professora da disciplina de História na nossa escola, vai ser apresentado na Biblioteca pela própria e pelo Dr. Tiago Fraga.

Sem comentários: